Confira 5 dicas para manter a mente saudável

Comer bem e fazer atividades físicas são algumas das práticas que devem ser mantidas na terceira idade

Hábitos saudáveis devem ser seguidos. Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

POR: JAQUELINE SORDI

Enquanto as pesquisas seguem tentando desvendar o quanto a genética influencia na memória e quanto os hábitos cotidianos são importantes para diminuir o risco de demência, especialistas dão algumas dicas que podem ajudar o envelhecimento mais saudável:

  1. Mexa-se: prática de atividade física, independentemente da intensidade, aumenta o volume da substância cinzenta do cérebro e o fluxo sanguíneo em regiões cerebrais associadas ao declínio cognitivo considerado normal para a idade.
  2. Coma bem: bom controle dos níveis de pressão arterial e de glicose também colaboram para um envelhecimento cerebral saudável, por evitar danos vasculares ao cérebro, diminuindo a chance de desenvolvimento de demência.
  3. Ponha a cabeça para funcionar: manter-se cognitivamente ativo, seja por meio de voluntariado ou outras atividades, parece contribuir para o aumento da reserva cognitiva e a diminuição do risco de demência.
  4. Relaxe: meditação, ioga e mindfulness estão associados à diminuição de substâncias inflamatórias no cérebro.
  5. Seja saudável: parar com o cigarro e as bebidas alcoólicas protege os neurônios contra as toxinas decorrentes desses hábitos.

Fontes: Wyllians Vendramini Borelli, do Instituto do Cérebro da PUCRS, e Karoline Carmona, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)