Mestre do Sabor: Santa Catarina terá três candidatos na nova fase da competição

Foto: TV Globo, reprodução

Na noite desta quinta-feira, o reality Mestre do Sabor, apresentado pelo chef Claude Troisgros, finalizou a seleção dos 24 chefs profissionais que seguem na competição. Nesta primeira fase, três candidatos representantes de Santa Catarina foram aprovados e vão disputar a fase ‘Na pressão’.

Essa fase tem duas etapas. A primeira, no formato time contra time, é o “Menu Confiança”. Os três times cozinham um menu completo. Dessa vez, cada mestre orienta seus cozinheiros e quem avalia e elege o melhor menu é Claude Troisgros. O time que levar o voto de Claude está imune da segunda prova. A segunda etapa é a “Batalha dos Cucas”. Nela, os chefs cozinham individualmente e voltam a ser avaliados pelos mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, que são responsáveis por definir os dois participantes que deixam a disputa.

 

Participantes aprovados de SC

Dudu Poerner, 27 anos, Balneário Camboriú/SC

Foto: TV Globo, Victor Pollak

Dono do Restaurante Dudu, onde desempenha sua cozinha regional contemporânea, o chef arriscou os primeiros pratos ainda na adolescência, produzindo receitas para jantares da família. Logo em seguida começou a trabalhar em restaurantes, e nunca mais parou. A gastronomia, ele conta, é sua maior paixão e verdadeira satisfação. Três chefes dão uma inspiração a mais para o participante: René Redzepi, Alex Atala e Dan Barber. Com “Arroz bomba de galinha caipira com polvo, quiabo e milho verde” ele garantiu seu lugar no reality.

Mestre do Sabor: conheça o catarinense Dudu Poerner que representa SC na competição

 

Ricardo Caldas, 47 anos, Florianópolis/SC

Foto: TV Globo, reprodução

Chef do restaurante Dolce Vita, onde exerce sua culinária contemporânea, Ricado passou nove anos em Londres, na Inglaterra, adquirindo experiência com a gastronomia. De volta ao Brasil, escolheu as terras catarinenses para solidificar seu trabalho e seus sonhos. Três chefs são suas referências na cozinha: Claude Troisgros, Helena Riso e Jeferson Rueda. Em ‘Mestre do Sabor’, ele foi aprovado com uma “Morcela grelhada com purê de cenoura braseada, berinjela marinada e espuma de caipirinha”.

Mestre do sabor: conheça Ricardo Caldas, representante de SC, que surpreendeu os jurados

 

Janete Borges, 41 anos, Florianópolis/SC

Foto: TV Globo, reprodução

Chef da Duca Charcutaria, Janete teve como primeira profissão a Moda. Depois de muitas mudanças de endereço, percebeu que o caderno de receitas era o item que sempre a acompanhava e mais trazia alegria. Foi então que decidiu migrar para o mundo da gastronomia, sua grande paixão. Nomes como Ana Soares, Neide Rigo, Mara Sales e Michel Bras fazem parte das referências de sua cozinha. Janete segue a linha da comida brasileira afetiva, caiçara e de roça contemporâneas e, por isso, apresentou uma “Garoupa curada com eryngui e alho poró, molho ponzu com colágeno de porco” como prato de entrada, conquistando vaga no programa.

Mestre do Sabor: representante de SC, Janete Borges apresenta sua cozinha afetiva

 

Leia também: 

Beto Barreiros: Memória – chefs Pierre Troisgros e Paul Bocuse em visita a Florianópolis

The Voice Brasil: conheça Luana Berti, a catarinense que agita a internet com suas apresentações