Mindful eating é o método para treinar o cérebro a ser saudável

Alimentação saudável - Foto Leo Munhoz, Diário Catarinense

Alimentação saudável – Foto Leo Munhoz, Diário Catarinense

Se você tem dificuldade em mudar a alimentação, saiba que há uma técnica que pode te ajudar. Chamado de mindful eating, o método é uma forma de comer de forma consciente, estando totalmente presente na hora das refeições. A técnica é uma maneira de reduzir o estresse e a ansiedade mantendo a atenção plena no que se está fazendo.

Segundo o Centro Brasileiro de Mindful Eating, a comida é essencial para o bem-estar mental e físico, por isso, o relacionamento que temos com a alimentação é tão importante. De acordo com o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, ao longo dos anos tendemos a valorizar sobremesas, salgadinhos e outras guloseimas porque somos treinados a isso. O mindful eating pode ajudar a mudar isso, fazendo com que o cérebro goste também de legumes e verduras da mesma forma com que amamos doces.

— Chamada de mindfull eating, a técnica propõe comer com consciência. É estar presente, ter atenção, estar plenamente consciente do que está acontecendo dentro e fora de si – em seu corpo, mente e coração – e no seu ambiente. É completamente diferente de fazer dieta — explica o médico.

A técnica estimula o consumo de alimentos saudáveis diariamente, mas como uma nova perspectiva. A ideia é tornar a alimentação um processo prazeroso e de felicidade, mesmo sem as guloseimas.

Confira como praticar o mindful eating

1 – Nunca olhe de cara feia para a comida. Você precisa estar otimista para provar aquele novo prato. Caso contrário, já enviará uma mensagem negativa para seu cérebro antes mesmo da primeira garfada. E se estiver estressado, pare e respire primeiro. Isso vai tranquilizar você antes da primeira garfada.

2 – Tenha interesse ou curiosidade por alimentos que você não conhece. Comprar uma verdura nova sempre que for ao supermercado é uma forma de conhecer novos sabores. E nada de assistir à TV, mexer no celular ou ler jornal durante as refeições. O foco nessa hora é a comida!

3 – Experimente uma, duas, três, dez vezes! É comum não gostar de algo pela primeira vez. Dê mais chances ao seu paladar!

4 – Descubra novas receitas. Alimentos podem ser preparados e combinados de diferentes formas. Por exemplo: cenoura ralada, arroz com cenoura, salada de cenoura com pepino, cenouras ao vapor.

5 – Coma alimentos saudáveis mais vezes. A repetição cria o hábito e é assim que o cérebro aprende. Aproveite esses sabores e preste atenção aos efeitos desses alimentos no seu corpo.

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