
Na foto, tacos desconstruídos de frango do Chef Aggelos Rimadis, Grécia Foto: Instagram, Reprodução
Para entender o Mindful Eating, precisamos esclarecer o termo Mindfulness (atenção plena), já ouviram falar? É uma técnica que consiste em focar toda a atenção ao momento presente e pode ser utilizada por qualquer pessoa, independente de sua religião, cultura ou crença.
Jon Kabat-Zinn foi um dos pioneiros nas pesquisas de Mindfulness a partir de 1979, na Universidade de Massachussets (EUA). Lá ele desenvolveu o programa Mindfulness Based Stress Redution (MBSR), voltado para a redução de estresse em pacientes com dor crônica devido à diferentes problemas de saúde. Esses tipos de programas são desenvolvidos com inspiração no budismo e yoga, por isto a relação com a meditação.
Na alimentação, a técnica do Mindful Eating surge para conscientizar o momento da refeição, trazendo o foco para todo o ritual que a envolve, intensificando a percepção sensorial com uma atenção maior ao que se está comendo e em que velocidade; muito útil para a vida acelerada de hoje em dia onde mal tiramos o tempo necessário para uma alimentação de qualidade.
No Brasil, o movimento tem crescido cada vez mais. Em Belo Horizonte, os irmãos Bernardo (psicólogo clínico) e Patrícia Coelho (nutricionista) junto ao chef Renato Quintino, oferecem o jantar Mindfoodness, onde as pessoas são convidadas a saborear seis pratos harmonizados com seis diferentes vinhos utilizando as técnicas do Mindful Eating.

Tudo começa com a visualização do prato em suas cores e formas, passando pelos aromas exalados no ambiente, a temperatura que se sente na boca, os sabores de cada ingrediente separadamente e de todo o conjunto, as texturas e o barulho da crocância ao degustar. Os sentidos são muito mais aguçados, tornando a experiência única.
Nesta mídia, aqui e agora, o sentido que podemos explorar é a visão. Vários chefs contemporâneos pelo mundo criam verdadeiras obras de arte em seus pratos, harmonizando cores e formas em estéticas impecáveis, atraindo os olhares com uma ótima primeira impressão.
Truta defumada e molho de groselha

Surf and turf bbq
Com barriga de porco cozida por 36 horas, polvo roxo marinado, banana da terra e baunilha com emulsão de espinafre e louro.

Usuzukuri de Dourado fresco

Gaspacho de tomate

Gaspacho de tomate, morangos e hibisco com vegetais e óleo de manjericão tailandês
Leia outras colunas de Renata Diem
Veja 5 filmes com temática gastronômica (e duas receitas de pipoca!)