Renata Diem: saiba o que é Mindful Eating, a alimentação consciente

Chef Aggelos Rimadis - Grécia Foto: Instagram., Reprodução

Na foto, tacos desconstruídos de frango do Chef Aggelos Rimadis, Grécia Foto: Instagram, Reprodução

Para entender o Mindful Eating, precisamos esclarecer o termo Mindfulness (atenção plena), já ouviram falar? É uma técnica que consiste em focar toda a  atenção ao momento presente e pode ser utilizada por qualquer pessoa, independente de sua religião, cultura ou crença.

Jon Kabat-Zinn foi um dos pioneiros nas pesquisas de Mindfulness a partir de 1979, na Universidade de Massachussets (EUA). Lá ele desenvolveu o programa Mindfulness Based Stress Redution (MBSR), voltado para a redução de estresse em pacientes com dor crônica devido à diferentes problemas de saúde. Esses tipos de programas são desenvolvidos com inspiração no budismo e yoga, por isto a relação com a meditação.

Na alimentação, a técnica do Mindful Eating surge para conscientizar o momento da refeição, trazendo o foco para todo o ritual que a envolve, intensificando a percepção sensorial com uma atenção maior ao que se está comendo e em que velocidade; muito útil para a vida acelerada de hoje em dia onde mal tiramos o tempo necessário para uma alimentação de qualidade.

No Brasil, o movimento tem crescido cada vez mais. Em Belo Horizonte, os irmãos Bernardo (psicólogo clínico) e Patrícia Coelho (nutricionista) junto ao chef Renato Quintino, oferecem o jantar Mindfoodness, onde as pessoas são convidadas a saborear seis pratos harmonizados com seis diferentes vinhos utilizando as técnicas do Mindful Eating.

Comendo com todos os sentidos Foto: Mari Lemos, Divulgação

Tudo começa com a visualização do prato em suas cores e formas, passando pelos aromas exalados no ambiente, a temperatura que se sente na boca, os sabores de cada ingrediente separadamente e de todo o conjunto, as texturas e o barulho da crocância ao degustar. Os sentidos são muito mais aguçados, tornando a experiência única.

Nesta mídia, aqui e agora, o sentido que podemos explorar é a visão. Vários chefs contemporâneos pelo mundo criam verdadeiras obras de arte em seus pratos, harmonizando cores e formas em estéticas impecáveis, atraindo os olhares com uma ótima primeira impressão.

Truta defumada e molho de groselha

Chef Mustafa Yankavi – Turquia. Foto: Instagram, Reprodução

Surf and turf bbq

Com barriga de porco cozida por 36 horas, polvo roxo marinado, banana da terra e baunilha com emulsão de espinafre e louro.

Chef Jason Howard – Caribe. Foto: Instagram, Reprodução

Usuzukuri de Dourado fresco

Chef Marlus Saiki – Brasil. Foto: Instagram, Reprodução

Gaspacho de tomate

 

Chef Aurélien Poirot, França. Foto: Instagram, Reprodução

Gaspacho de tomate, morangos e hibisco com vegetais e óleo de manjericão tailandês

Leia outras colunas de Renata Diem

Veja 5 filmes com temática gastronômica (e duas receitas de pipoca!)

Aprenda a fazer uma farofa com panetone e linguiça

Renata Diem
Fotógrafa e blogueira de gastronomia, a catarinense vai abordar as principais tendências da área e falar de gastronomia sobre o viéis comportamental (cinema, literatura, música, TV, tudo o que aborda a gastronomia)