
Minestrone, da palavra italiana minestra, que significa “sopa” — é a mais famosa sopa italiana que busca reaproveitar legumes, verduras e sobras da geladeira. Ótima opção para aqueles dias frios onde queremos nos sentir bem alimentados e reconfortados, mas não temos a mínima ideia do que fazer em casa.
Não existe uma receita original e específica; cada um cria sua própria versão baseada em ingredientes disponíveis, o que torna a minestrone uma das sopas mais versáteis. Alguns dos ingredientes comumente utilizados são a batata, cenoura, cebola, tomate, salsão, feijão e caldo de carne, podendo ser acrescentada de macarrão ou arroz.
Podemos criar nossa própria receita fritando cebola e alho, depois refogando os legumes e verduras cortados em pedaços de tamanhos iguais. Conchas do feijão que sobrou na geladeira podem ser incorporadas à sopa, que pode ser leve ou mais consistente.

Em Santa Catarina, a minestra veio com os imigrantes italianos e consiste basicamente em uma sopa de feijão com arroz ou macarrão. No município de Nova Veneza, ela é tão conhecida que tornou-se nome da instituição “Casa da Minestra” — gerenciada pela Associação Feminina de Assistência Veneziana (Afave) — e já reabriu para a temporada de sopas, servindo minestras às sextas-feiras.

No cinema, a sopa é mencionada no filme “Feitiço da Lua” — uma gostosa comédia romântica de 1987 — onde a minestrone é citada por um dos personagens como o prato que você come quando está apaixonado. Fica a dica para assistir enquanto toma sua sopinha.

Leia também:
Tá na Hora do Café: Paula Varejão fala sobre as tendências de consumo da bebida no Brasil