Moda masculina: os anos 1990 estão de volta!

Fotos Divulgação

Você pode não ser muito ligado aos padrões de moda, mas com certeza consegue perceber as mudanças que se passam com ela com o passar do tempo. Na verdade, se você reparar bem, embora haja algumas novidades em tecidos e cortes diferentes nas roupas, a moda, em si, é cíclica! Aquilo que foi moda um dia volta com força dentro de algumas décadas. E isso é o que está acontecendo com a moda masculina: um retorno aos anos 1990.

Hoje, a gente consegue visualizar a situação dessas décadas passadas. Na época, muitas transformações de cunho histórico, culturais e sociais marcavam as vidas de todos e isso acabava influenciando na moda. O mundo se tornava mais globalizado com o fim da Guerra Fria, onde o mundo se dividia entre o capitalismo e sonho americano e o socialismo soviético.

A Internet chegava com força, fazendo com que as pessoas quisessem se expressar cada vez mais, seja pessoalmente ou em salas de bate-papo. Na TV, a MTV mostrava videoclipes internacionais incríveis, mostrando o que os gringos usavam e que os VJs, os apresentadores desses programas, já adotavam, ditando algumas tendências entre os jovens! Tudo estava a mostra, tudo estava descolado, nada era muito sério! E é essa tendência que está de volta, independentemente da idade! Vou te mostrar algumas referências que estão em alta novamente! Olha só:

Logotipomania

Camisetas mais longas no estilo oversized e jaquetas com cores e com o logotipo da marca ou da sua banda predileta escancarado e estampado. Essa era a pegada usada pelo ator Will Smith e dos rappers Puff Daddy e Snoop Dogg. Era a ostentação da época entre os novos ricos que saiam do gueto e conseguiam o estrelato. Essa tendência voltou com tudo. Você vai ver muito por aí!

Pochetes

Foto Reprodução

Você pode torcer o nariz, achar brega ou simplesmente curtir. Mas uma coisa é certa: as pochetes voltaram pra valer! Nos anos 90, as pochetes nada mais eram que um acessório pendurado na cintura para guardar a carteira, chave ou aqueles celulares gigantes da época. Hoje a pegada é outra. É um acessório para deixar o look mais descolado. Seu uso não se limita mais na cintura. Hoje ela é usada entrelaçada no peito ou nas costas.

Tênis

Os famosos sneackers tiveram um boom fantástico nas décadas passadas. Marcas como Nike, Adidas, Fila e Reebok eram cada vez mais disputadas nas prateleiras. Quem não tivesse um desses era praticamente excluído, lembra (que lástima)? Os modelos vinham com amortecedores em bolhas, ou com um shape que impulsionavam os passos de uma maneira muito interessante. Algumas marcas resolveram adotar esses moldes e os relançaram. Resultado disso é a nova procura por esses pisantes.

Música influenciando a moda

Foto Backstreet Boys / Divulgacao

Quem não se lembra de Kurt Cobain do Nirvana, com seus cabelos até os ombros e barba por fazer, usando jeans rasgados e camisas xadrez, com óculos e escuros fazendo moda entre os roqueiros. Ou até mesmo as boy bands como Backstreet Boys e ‘N Sync, com coreografias espetaculares usando calças largas e camisetas mais justas, evidenciando a silhueta. Esses padrões estão em voga ainda hoje. Há referências masculinas também, como os barbudos dos Los Hermanos ou o fashionista do Rogério Flausino do Jota Quest, ditando algumas tendências que ainda estão presentes. Todos estes influenciavam a moda masculina e o que se vê por aí, é a volta desses modelos.

Sempre digo que você não precisa seguir padrões ou tendências para ser aceito. Você tem que usar o que faz sentido pra você! Mas por que não entender um pouco dessas tendências e captar aquilo que combina com o seu gosto e te deixar no estilo?! Não se precisa de muito, ir muito longe para isso! Basta ser verdadeiro com você e deixar que a moda e atitude faça o seu papel! Então, bem-vindo 90s!

Mais de Guigo Fernandes:
Como conquistar a mulher dos seus sonhos? Cinco passos infalíveis
Estética masculina: por que não?! Cada vez mais, a rapaziada está antenada nos cuidados da saúde
Confira um guia prático sobre trajes masculinos