Moda masculina: para não errar na compra da camisa social

Combinações e modelagens corretas garantem um visual mais moderno e charmoso

dudalina
Fotos: Dudalina/Divulgação

A moda masculina costuma seguir uma linha mais tradicional. E nada mais clássico no guarda-roupa masculino do que uma camisa. A peça é a escolha certeira para o homem que deseja estar bem vestido e com elegância. Até nas composições mais informais, a camisa dá um ar mais charmoso.

A escolha de uma camisa que se adapte ao estilo de cada homem não parece algo complicado, mas para não errar, a designer e produtora de moda Ana Carla Schmitt, separou algumas dicas e também sugere as combinações mais indicadas.

Leia também:

Confira como foi a primeira edição do Confraria da Moda 2018

Moda masculina: dicas de como escolher o terno ideal

– A escolha correta depende de alguns fatores como a ocasião, o biótipo e o conforto. Alguns homens optam por colocar a camisa por dentro da calça, neste caso, ela não deve ser larga demais a ponto de sobrar muito nas laterais, nem curta a ponto de toda vez que você levantar os braços ter que por ela para dentro. Não existe uma regra clara, mas o ideal é que o homem fique à vontade, e usando uma camisa no tamanho certo para o seu corpo. Para aquele que opta pela camisa para fora, o ideal é que ela cubra o cinto e nunca ultrapasse o cavalo da calça. A manga deve cobrir apenas o punho e não a mão inteira.

Para vestir com terno, apenas um centímetro da manga da camisa deve ficar à mostra.
A designer Ana Carla ainda sugere uma atenção no quesito colarinho.

– Deve haver cuidado com o colarinho para que ele seja apropriado ao pescoço. Sem apertar muito, o ideal é que ele fique com uma folga de um dedo para não causar sensação de sufocar.

dudalina
Fotos: Dudalina/Divulgação

As camisas sociais podem ser usadas em diversas ocasiões e, por isso, as combinações com outras peças podem fazer toda diferença. Confira as dicas:

No trabalho as peças mais clássicas são uma boa aposta. Camisa branca com ou sem gravata podem acompanhar uma calça jeans ou social reta. O terno completo é indicado somente para ambientes de trabalho mais formais.

Para eventos noturnos o uso de terno com camisa é a melhor opção. Em casamentos os acessórios podem fazer a diferença. Invista em um suspensório e na gravata borboleta que estão em alta.

Casamentos na praia, batizado, ou festas na beira-mar pedem um look mais despojado, e a camisa pode também estar presente com tecidos mais leves. Camisas de manga longa ou curta acompanham bem com uma bermuda de alfaiataria lisa ou estampada, calça de linho ou sarja nos tons claros, podendo ter um detalhe dobrado na barra. Nos pés a preferência são os calçados abertos como chinelos e sandálias de couro.

Para os mais modernos a combinação high-low é a sugerida, já que combina peças mais sofisticadas com peças mais simples. Um exemplo seria combinar uma camisa de alfaiataria com calça jeans e um tênis.

Clique aqui para saber tudo sobre o Confraria da Moda