Conheça iniciativas artesanais e sustentáveis no mercado da moda

Veja iniciativas que unem valorização da mão de obra local, consumo consciente e responsabilidades sustentáveis

Coleção da Cantão com Bela Gil é um dos exemplos (Foto: Lucas Bori /Divulgação)

Valorização da mão de obra local, o consumo consciente e responsabilidades sustentáveis são algumas das características da marca catarinense Laci Baruffi, criada pela designer e empresária que dá nome a grife. As bolsas e acessórios, que são peças atemporais, repletas de funcionalidade e maravilhosas, têm como um dos diferenciais a utilização de tecidos reciclados produzidos a partir de resíduos de tecidos e garrafas pet como matéria-prima, além de utilizar couro de um dos curtumes mais importantes do país e reconhecido como um dos únicos a possuir selo de preservação socioambiental. Laci lançou recentemente uma linha de vestidos casuais, ultraconfortáveis e extremamente versáteis. A marca ainda tem muitas novidades para fechar 2018, entre elas uma nova linha masculina, que começa a pintar agora em novembro nas lojas espalhadas pelo nosso Estado.

Laci Baruffi
Foto: DIVULGAÇÃO

Made in Ceará

Quem desembarca em Florianópolis é a sofisticação e o trabalho feito por bordadeiras da marca cearense Cholet, que traz consigo um mix de peças inspiradas em elementos naturais com aviamentos feitos com acabamentos de coco, madrepérola, madeira ou cordas. O verão 2019 ainda vem embalado pela nobreza do linho, do crepe de chine de fibra e pelo algodão bordado em uma cartela de cores composta pelo azul marinho, vermelho e pitadas de amarelo. A nova coleção, que com certeza será o hit da estação em no nosso litoral, já está disponível na Kosturando Ateliê Boutique, em Florianópolis.

Fotos: Zee Nunes/Divulgação

BELA GIL E O TRABALHO ARTESANAL DO MARANHÃO

Ainda falando em artesanal, o Cantão convidou a apresentadora, chef de cozinha natural e escritora Bela Gil para desenvolver uma coleção cápsula em 2017, e a linha ganha novos ares agora no verão. Em parceria, desenvolveram peças que trazem como matéria-prima a palha de buriti, palmeira típica do Maranhão, desenvolvida pelo Movimento de Artesãs e Ofícios (Maos) que realiza um trabalho no município de Barreirinhas, no estado maranhense. A collab “Caminhos feitos à mão” terá edição limitada e conta com blusa, saia, bolsa e mule crochetados pelo time de artesãs.

CANTÃO
Fotos: Lucas Bori/Divulgação

1 PEÇA = 5 PRATOS PARA QUEM PRECISA

Trazendo seu projeto 1P = 5P, em que na compra de uma peça da marca são doados 5 pratos de comida através da Associação Civil Banco de Alimentos e do Projeto Mesa Brasil/Sesc para quem precisa, a Reserva acaba de inaugurar sua primeira unidade em Balneário Camboriú com sua moda descolada e bem-humorada. O projeto
1P = 5P teve início em 2016 e já fez o repasse de mais de
22 milhões de pratos.

CONEXÃO BELO HORIZONTE

MINAS TREND
Foto: GABRIEL COLOMBARA/Divulgação

De 29 de outubro até 1º de novembro acontece na capital mineira a 23ª edição do Minas Trend, responsável por reunir expositores e lojistas dos segmentos de vestuário, calçados, bolsas, joias e bijuterias no Centro de Convenções Expominas. O estilista e multifacetado Ronaldo Fraga, diretor criativo do evento, trouxe como conceito para essa temporada a inclusão e a diversidade da criação.

Leia mais colunas de Lucca Koch