13 alunos de cursos de Moda foram selecionados para projeto que irá modernizar fardamento da PM de SC

Foto IFSC Gaspar, divugação

Pensar, criar e desenvolver o novo uniforme da rádio patrulha da Policia Militar de Santa Catarina. Essa é a missão dos 13 selecionados para o projeto “Operação Novo Fardamento”, iniciativa da Polícia Militar de Santa Catarina e do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) – uma plataforma de inovação e conexão entre indústria, varejo e comunidade e que seleciona estudantes para atuar em projetos de moda em Santa Catarina. Até 31 de outubro, os escolhidos irão trabalhar na modelagem do novo fardamento.

Confira a relação completa dos participantes selecionados:

Keyla Cristina Bicalho – Engenharia têxtil –  UFSC Blumenau

Lukas Higuti Bigoni – Design de Moda – Univali

Caroline Inácio Martins –Design de Moda – IFSC Gaspar

Thays Murara – Programação Visual – Univille

Victor Fischer Missfeld – Engenharia Têxtil –  UFSC Blumenau

Karina Schwantz – Design de Moda – IFSC Gaspar

Vivianny Nathália de Souza –Design de Moda – Unifebe

Julia Aparecida dos Santos –Design de Moda – IFSC Jaraguá do Sul  

Nicole Ulian de Freitas –Design de Moda – Unisul Dib Mussi

Brenda Lins da Silva – Design de Moda – Univali

Cássio Chaves – Design de Moda – Senac Brusque (Egresso)

Greicy Emilyn Blum – Design de Moda – Senai

Hugo Alexandre Maas – Design de Produto – Furb

Os candidatos foram selecionados através da análise criteriosa dos portfólios enviados por eles através da plataforma Behance. São estudantes e egressos que agora fazem parte desse “pelotão especial” e atuarão de forma colaborativa para cocriar, apresentando soluções inovadoras e criativas. Também receberão capacitação para o desenvolvimento do projeto por parte do SCMC e das empresas associadas. A assessoria para a elaboração de protótipos e tecnologia específica, será realizada pelo Thomzen Bureau Creátive, consultoria em pesquisa e criação de moda. Os participantes serão divididos em equipes: Técnica de Engenharia Têxtil, Identidade Visual e Desenvolvimento de Produto.

– Eu enviei trabalhos que fiz sobre moda feminina, moda livre, os desenhos de um uniforme que fizemos para um hotel de Blumenau e um catálogo que desenvolvi voltado para deficientes visuais. Eu vejo que será uma oportunidade incrível e que exigirá muito trabalho em equipe – comenta a estudante do IFSC Gaspar Karina Schwantz.

Eles participarão de oito encontros, em que estão previstas visitas ao Centro de Ensino da Polícia Militar e capacitações.

– Eu nunca havia pensando em uma nova modelagem para a polícia militar e vejo que será uma oportunidade. Já dei uma olhada em alguns fardamentos como o utilizado no Japão e nos Estados Unidos, mas a ideia é não ir com muitas ideias preconcebidas e ouvir as necessidades dos policiais – explica a aluna do IFSC Gaspar Caroline Martins.

O objetivo da “Operação Novo Fardamento” é modernizar o uniforme atual da corporação que, embora tenha passado por mudanças, ainda segue a modelagem da década de 1960. O compromisso é o de preservar a identidade visual e garantir o bem-estar do policial, além de romper barreiras para aproximar ainda mais a entidade da comunidade. A criação será guiada por quatro pilares: identidade visual, tecnologia, conforto e design. A ideia é que a entrega final do protótipo, ficha técnica e modelagem 4D à PMSC seja entregue até 31 de outubro.

Leia mais:
Entenda quais são os desafios de trabalhar na indústria da moda
Youtuber especialista em maquiagem, Alice Salazar fala sobre empreendedorismo e dá dicas de make
Moda: tons intensos trazem elegância para a estação fria