Montain Do Costão do Santinho percorre praias e trilhas de Florianópolis

Sócios do Clube NSC têm 20% de desconto na inscrição para uma das corridas mais importantes do País

Fotos: Sports Do / Divulgação

Entre os dias 29 de junho e 01 de julho acontece mais uma edição do Montain Do Caixa Costão do Santinho, em Florianópolis. Sócios do Clube NSC têm 20% de desconto na inscrição para a corrida. A prova é uma das trail run – corrida que inclui no percurso trilhas e outros terrenos diferentes de asfalto – mais conhecidas do Brasil.

Com uma geografia privilegiada, que abriga montanhas, trilhas, praias e dunas, Florianópolis é um local estratégico para essa modalidade que vem crescendo não só em Santa Catarina, mas em todo o Brasil. Segundo Fabiano Braun, especialista em corrida de montanha, vice-presidente da Associação de Treinadores de Corridas de Santa Catarina e diretor técnico da Floripa Runners Assessoria Esportiva (parceira do Clube NSC que oferece 20% de desconto para sócios, a procura por essas provas aumenta a cada dia.

Trilhas e montanhas estão no roteiro da Trail Run

– Em Floripa temos muitos locais para treinar e isso facilita bastante a preparação. Muita gente está migrando das provas de rua para as de montanha, sobretudo para quebrar a monotonia do asfalto. Nossa assessoria atende principalmente mulheres, cerca de 70% do nosso quadro, e a maioria quase absoluta está buscando as provas de montanha. Essas corridas proporcionam maior contato com a natureza e permitem aos atletas cadenciar melhor o ritmo, ou seja, é possível intercalar corrida e caminhada graças a variação dos terrenos. Uma hora o competidor está correndo em uma estrada de chão, em outra, cruzando uma duna ou uma montanha…. Essa diversidade de locais agrega mais prazer à atividade – explica o especialista em running.

E variação de visual não vai faltar no Montain Do. A prova, que tem largada no Resort Costão do Santinho passa pelas Praias dos Ingleses e Brava, por trilhas como as do Costão Mágico e das Aranhas, pelo Parque Florestal Rio Vermelho, pela Barra da Lagoa e outras imediações. Segundo Fabiano, quem já treina no asfalto há cerca de seis meses, pode migrar de forma simples, e até rápida, para as provas em trilhas e montanhas e aproveitar todas as vantagens desse tipo de corrida.

– A gente procura inserir os atletas em percursos com estradas de chão, utilizando espaços com grama e, a partir daí, partimos para praia de areia dura e fofa, onde começam a ter um pouco mais de resistência. Esse trabalho fortalece a musculatura e articulações como tornozelo e joelho, e ajudam no trabalho de equilíbrio – completa Fabiano.

Praias de areia fofa e dura também estão no percurso

No MD, os corredores podem escolher entre as distâncias de 9 km, 21 km, 42 ou 65 km.

– Alguns dos nossos alunos da Floripa Runners estão se preparando para o Montain Do Costão do Santinho para as distâncias de 9 km, 21 km e 42 km. O menor, é um percurso com menos dificuldade. Passa por praias de areias duras, depois pelos Ingleses, num trecho bem pequeno de areia fofa, e na sequência por uma grande subida em trilha. É neste trecho que o atleta vivencia bem o que é uma prova de montanha. Para o percurso menor, é possível se preparar dentro de seis meses e terminar a prova com segurança. Já os maiores devem ser realizados pelos corredores mais experientes, que já vem realizando um trabalho de um ano, um ano e meio – ressalta Fabiano, que ainda dá um conselho sobre o maior desafio da competição.

– O mais difícil em uma prova como o Montain Do é saber cadenciar o ritmo de corrida, ou seja, ter uma boa noção do momento certo de forçar, da melhor hora de correr mais rápido e, principalmente, como não se deixar abalar pelo cansaço, já que o fator psicológico influencia bastante no resultado final. Por isso é tão importante fazer um bom trabalho de pré-treino com um profissional de Educação Física que vai saber identificar todos os desafios do aluno em uma prova de resistência como essa – finaliza o técnico.

Leia mais: 

7K, 21K e 42K: as distâncias e as emoções de correr a “42K de Floripa”

Pulse Studio: tecnologia a favor da malhação

LISS: treino que te ajuda a abandonar o sedentarismo e queimar gordura