A bola da vez: Mood esportivo toma conta do inverno europeu

As referências nos esportes chegam com tudo no inverno 2019

Blusa e calça Adidas Originals, casaco Eva, bolsa Valentino, sapato Carmen Steffens e meia Nike (Fotos: Dari Luz/Divulgação)

Estou de volta depois de dois meses na Itália! Foi incrível sentir Milão em plena Semana de Moda, quando a cidade vira vitrine para o mundo. Das ruas às lojas mais hypadas, trouxe para vocês o que tem de atual no mercado fashion. Sei que por aqui o verão está sendo anunciado, mas na Europa o frio já deu as caras e eu queria muito dividir estas novidades. As referências nos esportes chegam com tudo no inverno 2019. Os tênis aparecem em marcas como Gucci, Chanel e Valentino; as cores serão fortes e o neon reinará absoluto em uma profusão de estampas, sobreposições, xadrezes, predominando o príncipe de Gales e animal print.

Precursores

Coco Chanel foi uma das pioneiras na recriação de modelos e utilização de tecidos esportivos para a roupa casual. Ela tirou o tweed das peças dos esportes aristocráticos e transformou em um ícone da sua marca. O uso do tecido, agora lendário, não foi apenas inspirado pela moda masculina, mas por um homem. Depois de emprestar roupas esportivas de seu namorado, o Duque de Westminster, Chanel percebeu que o tecido confortável e flexível tinha uma qualidade sofisticada que cairia bem aos seus desenhos. A partir de 1924, a estilista contratou uma fábrica escocesa para produzir seus icônicos tecidos de tweed para tudo, desde roupas esportivas até ternos e casacos. Já o ex-jogador de tênis René Lacoste tirou as camisas polo da quadra para virarem itens fashion. O tenista mandou confeccionar para seu uso pessoal um lote de camisas em algodão com uma malha ventilada e confortável, produto que virou sua marca registrada.

Color Power

Macacão Jéssica Steffan para Octa, casaco Eva, pulseira Chanel e viseira Dior para Mint

Os especialistas em cores da Pantone preveem uma paleta de inverno 2019/2020 que continua com cores intensas. Por que as pessoas andam apaixonadas por cores? A resposta está nas nossas emoções. É sobre gerar felicidade, enquanto nos conectamos emocionalmente com nosso próprio estado de espírito. As cores formam uma parte importante da nossa identidade visual e são cada vez mais indispensáveis nessa jornada em um mundo identificado, na grande maioria, por meio das selfies.

Dior vintage

Bolsa do meu acervo Dior Vintage, vestido Iódice para Strass, casaco Eva e tênis Adidas Originals

De Carrie Bradshaw a Paris Hilton, a icônica bolsa em formato de sela da Dior foi vista nos braços de todas as it girls, reais e fictícias, no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. A bolsa deste editorial foi garimpada no meu closet: um exemplar da época, comprado em Paris, com o formato do badalado modelo que nos últimos meses tem agitado as fashionistas pelo mundo.

Como parte de sua coleção outono/inverno 2018, que foi mostrada em fevereiro, a Dior apresentou a Saddle Bag em vários estilos diferentes, incluindo a assinatura da logomarca igual ao modelo que usei por aqui.

Príncipe de Gales

Óculos Dior para Mint, pochete Adidas Originals, saia e blaser estampa príncipe de Gales da Eva, tênis Capodarte para Strass, luvas de esporte Adidas

A estampa xadrez está tão na moda quanto a família real inglesa, sabia? O shape surgiu no início do século 19, desenvolvido pela condessa de Seafild, na Escócia, ficando bem popular por Eduardo VII, duque de Windsor. Estampa favorita na década de 1980, andava meio esquecida, mas já pode tirar as peças guardadas no closet.

Octa Fashion

Foto: Pedro Bonacina, divulgação

Das pesquisas à produção, o maior evento de moda de Santa Catarina, o Octa Fashion – Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas vai ocorrer no dia 28 deste mês, com início às 19h, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras. Na passarela, sob o tema “Deslocamentos”, serão apresentadas criações dos alunos formandos do curso de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É uma oportunidade inédita de apreciar o que há de mais recente e criativo no mundo fashion.
O tema “Deslocamentos” inspirou 33 alunos a produzir três criações cada para o dia do desfile. A imigração é, em primeiro lugar, um deslocamento de pessoas no espaço físico.

Porém, o espaço dos deslocamentos não é apenas geográfico; há também diferentes culturas e novos lugares simbólicos de diálogo, típicos da globalização. Os olhos estarão voltados para cada detalhe do que será apresentado na passarela do Octa Fashion. O evento, em anos anteriores, foi coordenado pela professora Balbinette da Silveira, porém quem está à frente desta edição é a professora Amanda Queiroz Campos.

E já que o tema da coluna são os esportes, escolhi o look da formanda Jessica Ivana Steffan. Sua coleção, batizada de Matterhorn, é inspirada na vestimenta utilitária dos esquiadores e alpinistas. Por meio de peças modernas, com detalhes gráficos e referências do sportwear, a coleção valoriza o contraste e o equilíbrio entre as cores neutras e vibrantes.

O que vem por aí

Tênis Carmen Steffens, mochila Adidas Originals, colares Strass e Chanel, calça e regata Iódice para Strass, viseira Dior para Mint
  • No próximo inverno, todo tipo de animal print – zebra, tigre, cobra ou crocodilo – será protagonista e está longe de ser discreto. O mais importante é combiná-los.
  • Já as cores assumem o controle do nosso closet. Até pouco tempo, os meses frios costumavam dar origem a coleções com pouca cor, tons escuros e suaves, pretos, pardos e cinzentos e texturas mate. Em 2019, no entanto, estará cheio de cores vibrantes. Verde, azul, rosa… mas, acima de tudo, laranja e violeta, nas suas versões mais flúor, que se destacam entre todas elas.
  • Os desfiles de outono/inverno são preenchidos com os tecidos habituais: tricô, lã, veludo, couro ou tweed. Os materiais mais quentes e ásperos se misturam com texturas leves e suaves. Um suéter de tricô robusto e uma saia: esta foi a combinação mais usada pelos designers. Isso reinventa um material tipicamente associado à temporada de inverno, resultando em looks casuais para o dia e roupas elegantes para a noite.

Participaram deste editorial:
Produção executiva, styling, pesquisa de moda: Lise Crippa
Produção de cena: Larissa Maldaner
Beleza: Larissa Maldaner
Fotos e tratamento de fotos: Dari Luz
Modelo: Ana Cláudia Damschi/ L’equipe
Locação: MoovBox Sports Center (Rodovia José Carlos Daux, 5.500, Saco Grande – Florianópolis)
Marcas que participaram deste editorial: Adidas, Carmen Steffens, Capodarte para Strass, Chanel, Dior, Eva, Iódice para Strass, Jessica Steffan, Mint Premium Optica, Originals Beiramar Shopping, Strass Acessórios e Roupas

Leia também:

Vá de linho: as cores deste tecido para o verão aparecem suaves, mas profundas e abrangentes

É dia de feira: As frutas têm história na moda e continuam em alta na primavera e verão