Museu de Arte de Blumenau recebe a mostra Enigma da Visão

Foto: divulgação

A parceria estabelecida entre a Fundação Cultural, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) e a Mostra Sul Blumenau, com apoio da Bienal Internacional de Curitiba, permitem trazer para Blumenau a mostra Enigma da Visão. Ela passará pelos principais museus do Brasil – devendo chegar à Europa em 2020.

A apurada curadoria de Luiz Carlos Brugnera (Brasil) e do crítico de arte e curador italiano Mássimo Scaringella reúne trabalhos de artista nacionais e internacionais, que com suas provocações aguçam o caráter investigativo sobre as imagens com seus índices conflitantes e enigmáticos. O percurso pelo hibridismo da arte contemporânea através da mostra Enigma da Visão é um convite a tencionar as certezas que restringem o olhar/pensar.

“A Mostra Sul foi pioneira, desde a primeira edição em se preocupar trazer as artes plásticas e a cultura para dentro da casa. O objetivo de trazer esta exposição de arte contemporânea a cidade de Blumenau vem de encontro ao que justifica a parceria existente entre a Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba e a Mostra Sul.
A Mostra Sul apresenta a Blumenau esta intrigante exposição internacional Enigma da Visão repleta de interpretações e percepções”, explica Julio Meloni.

A abertura acontecerá simultaneamente às exposições da 4ª Temporada do MAB, na quinta-feira, 13 de setembro, a partir das 19h. Esta exposição será composta por 34 artistas de 11 países.

 

Mostra Sul Blumenau

Castelinho Azul. Foto divulgação

O famoso Castelinho Azul, casa histórica do Bom Retiro, em Blumenau, sediará a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do Vale do Itajaí, que acontecerá de 26 de outubro a 9 de dezembro.

As obras já começaram no local, que vai ser transformado por grandes profissionais e escritórios de arquiteturas e design de interiores de Blumenau e região, sempre contanto com artistas de reconhecimento internacional. Nesta edição serão homenageados a artista plástica Elke Hering e o escritor Lindolfo Bell.

“A escolha da casa para Mostra é muito importante, sempre optamos por imóvel que tenha história ou tradição na cidade, e o castelinho azul foi construído por Adolfo Poethig e Nany Hering para servir como residência do casal, ela filha de Hermann Hering, um dos fundadores da Cia Hering, o castelinho virou referencia no bairro Bom Retiro”, comenta o diretor da Mostra, Julio Meloni.

Loja Conceito. Foto: divulgação

A Mostra Sul Blumenau está com uma loja conceito no Shopping Neumarkt, que foi inaugurada com a presença de artistas locais e com obras de Pita Camargo e Guido Heuer. Quem quiser saber mais sobre a arquitetura e decoração, poderá participar de workshops no local, todas as quartas-feiras, das 19h às 22h horas.

 

Arquitetura, design e arte: conheça os componentes da paisagem urbana
Exposição destaca obras de precursores das artes visuais de Itajaí