Apoio do parceiro é fundamental na mudança de estilo de vida

Confira dicas para se manter motivado e também motivar o companheiro ou companheira

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Uma pesquisa publicada na revista médica JAMA Internal Medicine mostra que quando um dos membros do casal começa a fazer uma mudança em seu estilo de vida, incentiva o parceiro ou a parceira a fazer o mesmo. O apoio do cônjuge pode ser fundamental para buscar motivação para alcançar as metas.

— Nosso parceiro é a pessoa mais próxima de nós em um relacionamento afetivo. Assim, o incentivo dele/dela pode realmente facilitar o processo da mudança e aumentar o nível de engajamento, seja para perder peso, para largar o cigarro, para iniciar uma prática esportiva ou adotar hábitos mais saudáveis em geral — diz a psicóloga Marina Simas de Lima, terapeuta de casal e família e cofundadora do Instituto do Casal.

Quando o assunto é perda de peso, os benefícios são ainda mais importantes. Uma pesquisa recente feita com 130 casais pela Universidade de Connecticut mostrou que quando um membro do casal se compromete a perder peso, as chances do parceiro perder também aumentam. No estudo, um terço dos homens cujas parceiras realizaram dieta para emagrecer perderam 3% do peso corporal, mesmo sem participar ativamente da dieta.

Para a psicóloga Denise Miranda de Figueiredo, cofundadora do Instituto, se um dos membros começa a mudar seus hábitos alimentares, é bem provável que incentive o outro a seguir o mesmo caminho:

— Desde de crianças, aprendemos a imitar e copiar comportamentos. Isso dentro de um casamento é muito comum, pois geralmente, o casal acaba adotando ou copiando o comportamento um do outro.

Segundo as terapeutas, nenhuma mudança é simples, pois envolve quebrar padrões de comportamento aos quais podemos estar acostumados e o processo pode ser bastante desconfortável. A mudança exige muita força de vontade e determinação. Um casal que está acostumado a sair várias vezes para comer fora ou pedir comida em casa vai precisar de muito esforço para mudar os hábitos alimentares, mas o mesmo vale para os sedentários ou fumantes, por exemplo. A boa notícia é que os benefícios podem ir além do casal e também alcançar os filhos.

Confira dicas para se manter motivado e também motivar o parceiro:

Encoraje: Incentive seu parceiro a mudar os hábitos, adotando um estilo de vida mais saudável, mesmo que você não precise ou não queira fazer nenhuma mudança.

Elogie: Faça elogios pelo progresso alcançado, isso ajuda a reforçar de forma positiva e incentiva a pessoa a continuar firme em seu propósito.

Participe: Mesmo que você não esteja acima do peso, não fume e não seja sedentário, procure ser solidário. Como? Procure seguir um cardápio saudável, evite trazer guloseimas do mercado (ou pelo menos não coma na frente de quem está fazendo a dieta). Convide ele ou ela para fazer uma caminhada. Seja uma boa influência.

Não sabote: Nada pior do que alguém que procura sabotar a mudança de hábitos do outro. Evite comprar alimentos calóricos, convencer o parceiro a trocar a atividade física pelo sofá, entre outras estratégias que podem sabotar o esforço do outro para ter uma vida mais saudável.

Siga seu propósito: Mesmo que seu parceiro não queira participar da sua mudança de hábitos, siga firme na sua meta. Lembre-se de que a mudança só depende de você, claro que se o outro quiser participar, será ainda melhor.

Encontre prazer em outra coisa: Comer pode ser prazeroso, assim como ficar no sofá ou fumar. Quando a pessoa decide mudar os hábitos, precisa encontrar uma outra forma de prazer, fazer trocas. Descubra o prazer em outras coisas.

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