Evento em Florianópolis valoriza o protagonismo de mulheres imigrantes e refugiadas

Foto: Divulgação

No mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres, a organização Círculos de Hospitalidade promove o evento “Somos Protagonistas: Migrações e Protagonismo Feminino”. O objetivo é celebrar a resiliência e coragem de mulheres que foram forçadas a deixarem seus países de origem e buscarem refúgio no Brasil. O encontro será no próximo dia 16 de março, no Espaço Circular da Cida – Rua das Caraúnas, 175, Jurerê Internacional.

— Serão dois ambientes, uma feira multicultural com participação de mulheres de várias nacionalidades imigrantes e refugiadas participantes dos nossos projetos e iniciativas, onde teremos culinária típica e arte da Venezuela, Síria, Palestina, Colômbia, Haiti e Senegal. Além disso, teremos também dois círculos de conversa que serão facilitados por refugiadas venezuelanas — conta a idealizadora e coordenadora do Círculos de Hospitalidade, Bruna Kadletz.

A organização Círculos de Hospitalidade é formada por uma comunidade de colaboradores voluntários que anseia por uma sociedade mais inclusiva, amorosa e receptiva. Fundada em 2015, por meio de uma iniciativa individual a organização busca atender às necessidades de mulheres, homens e crianças que solicitaram refúgio em Florianópolis, promovendo capacitação pessoal e profissional facilitando o processo de integração social e cultural das participantes à sociedade hospedeira.

— Além dos eventos que acontecem a cada um ou dois meses, oferecemos aula de português. Elas acontecem em três lugares, uma no norte da Ilha com senegaleses, outra turma na PIB – Primeira Igreja Batista – que também apoia nossas ações, e agora acabamos de fechar uma parceria com o IFSC, onde será oferecida a aula de português para estrangeiros com enfoque no Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, que é necessário para alguns casos de naturalização — acrescenta Bruna.

Imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo já participaram das ações da organização, incluindo: Afeganistão, Paquistão, Caxemira, Iraque, Síria, Palestina, Líbano, Jordânia, Iêmen, Líbia, Egito, Marrocos, Senegal, Ghana, Guiné Equatorial, Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Haiti e Venezuela.

 

Serviço

Data: 16 de março de 2019
Horário: das 16h às 20h
Local: Espaço Circular da Cida – Rua das Caraúnas, 175, Jurerê Internacional.

Feira Multicultural “Unindo Mundos, Aproximando Culturas”, no lounge:

Haverá comida árabe, haitiana, venezuelana e senegalesa; arte e artesanato; trança africana; tatuagem de hena; bonecas zolas; mandalas em vitral.

 

Programação dos círculos de conversa, no salão circular:

17:00 – 17:30 “Hoponopono” – facilitadora: Merlina Saudade, psicóloga venezuelana

18:00 – 18:30 “Arte Venezuelana” – facilitadoras: Reinyera Mujica, artista e engenheira venezuelana e Oriana Quiroz, artista venezuelana

 

Para participação nos círculos de conversa, a contribuição sugerida é de R$ 20,00. Faça sua pré-inscrição AQUI

Leia também:

Descubra-se: projeto na Grande Florianópolis enaltece a liberdade de cada mulher 

Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do Brasil, revela pesquisa