Mulheres são mais ansiosas: veja dicas para controlar a sua ansiedade

Foto: Pexels

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros apresentam sintomas de ansiedade. O país é líder mundial na patologia, apresentando números três vezes maiores que a média mundial. E, também conforme a OMS, as mulheres são as que mais sentem as consequências do transtorno.

Leia também: Gisele Bündchen revela que já sofreu de ansiedade, teve ataques de pânico

Você sofre do problema? Abaixo, veja algumas dicas para controlar sua ansiedade:

Pratique atividades físicas

Ao se movimentar, nosso corpo produz endorfina, que é um hormônio que propicia uma sensação de bem-estar, satisfação e relaxamento. Na rua é melhor ainda! Atividades em contato com a natureza ou animais trazem paz e sensação de plenitude para a maioria das pessoas.

Beba água

Considerada um “calmante” natural, é fundamental e ajuda no controle da ansiedade.

Respire lentamente

O simples fato de respirar lenta e profundamente já acalma.

Converse

Desabafar com pessoa amiga, profissional de saúde, terapeuta ou coach resulta em grandes benefícios e pode contribuir para reduzir bastante a ansiedade.

Medite

Técnicas de meditação ou atividades de relaxamento como mindfulness, yoga e pilates aliviam a sensação de ansiedade.

Trabalhe seu lado criativo

Desde fazer um simples desenho, escrever uma poesia, uma crônica ou uma história, até pintar um quadro ou fazer artesanato: atividades manuais podem trazer grandes benefícios para a saúde. Música e dança também são atividades excelentes.