Mural no Centro de Florianópolis homenageia Antonieta de Barros

Nascida em Florianópolis a jornalista fez história na política ao ser a primeira mulher, e negra, eleita a deputada estadual do país

Mural Antonieta de Barros
Foto: Diorgenes Pandini

Maria Antonieta de Barros, personalidade da história catarinense, será homenageada com um painel no Edifício Atlas, na esquina das ruas Tenente Silveira e Deodoro, no Centro de Florianópolis. Os artistas Thiago Valdi, Monique Cavalcante, conhecida como Gugie, e Tuane Ferreira assinam a obra, que mede 32 metros de altura, nove metros de comprimento, e está em execução.

— O objetivo é resgatar o nome dessa personagem tão importante para os catarinenses e mostrar o que ela fez em vida. É também uma obra educativa — ressalta Valdi.

Antonieta de Barros,a filha de escrava e órfã de pai, se formou jornalista e foi professora. Na política, fez história ao ser a primeira mulher, e negra, eleita a deputada estadual no país.

Dado seu papel como personagem histórica na luta pelos direitos das mulheres, a obra que deverá ser inaugurada no dia 17 de agosto, durante a programação da Maratona Cultural de Florianópolis, está sendo executada por duas artistas do cenário catarinense, sendo o primeiro painel predial da cidade representando uma figura feminina e assinado por mulheres.

A lagunense Tuane Ferreira já havia participado da produção do mural do poeta Cruz e Sousa, mas esta é a primeira vez que assina uma obra deste porte.

— Eu brinco que a Antonieta foi a primeira deputada eleita de Santa Catarina e eu fui a primeira mulher a subir para pintar um mural nas alturas no Estado. Temos alguma coisa em comum. Estamos fazendo história, mudando esse pensamento que a mulher não tem a mesma capacidade que o homem — comenta a artista, que reconhece a importância de estar – assim como a deputada – buscando espaço e igualdade num cenário ainda tão masculino.

Projeto Street Art Tour

O painel faz parte do projeto Street Art Tour, que desenvolve um trabalho de valorização dos ícones culturais de Florianópolis por meio de murais que homenageiam a vida e a obra de nomes importantes para a cidade. Dentro do aplicativo disponível para iOS e Android é possível mapear e organizar um roteiro para conhecer obras de arte urbana de grandes dimensões, como o mural assinado pelo artista Valdi em homenagem a Franklin Cascaes, no edifício Atlas, localizado de frente para a esquina da rua Vidal Ramos com a Deodoro, e o Mural Cisne Negro, assinado pelo artista Rodrigo Riso, em homenagem a Cruz e Sousa, localizado no paredão do edifício João Moritz, ao lado do jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no Centro da Capital.

Leia mais:

Street Art Tour: nesta semana tem o lançamento do Mural Cisne Negro, em homenagem a Cruz e Sousa

Plataforma digital reúne grafites e possibilita tour guiado por Florianópolis

Mural que homenageia Cruz e Sousa começa a ser pintado no Centro de Florianópolis