Catarinenses registram em livro os nascimentos ao redor do mundo

Histórias reais de mães famosas e anônimas emocionam em obra que será lançada neste mês

Livro será lançado este mês em Florianópolis e em Portugal

O nascimento envolve momentos únicos na vida de cada mãe, cada um com suas particularidades. O medo e a alegria se misturam no nascimento e geram histórias emocionantes e inusitadas, que Emily Sany e Priscila Pfau tiveram a sensibilidade de descrever em um livro.

A obra “Chegadas – Histórias reais de mulheres e seus partos ao redor do mundo”, escrito pelas catarinenses, relata exclusivamente esse momento importante do fim da gravidez.

— Nós tivemos nossos filhos com apenas quatro meses de diferença. As nossas conversas, eram sempre relacionados à gravidez, amamentação, e o assunto que nunca faltava era o parto. Um dia, ficamos conversando longamente sobre o tema, o que é natural entre as mulheres que tem filho. Comentamos que seria interessante um livro que contasse histórias de partos, que gostaríamos de ter lido algo assim, durante a gestação. Então pensamos, por que não? — justifica Emily Sany.

Emily Sany (Foto: Divulgação)

O livro reúne 43 relatos de mães que tiveram seus filhos ao redor do mundo, em 10 países diferentes, incluindo o Brasil. Segundo Emily, a seleção da história, que passou pela aprovação das duas catarinenses, envolveu quatro anos de pesquisas.

— Nossa ideia de buscar informações sobre partos em outros países surgiu pela curiosidade de saber como funciona esse momento, em diferentes culturas. E a cada novo país, encontramos muitas curiosidades o que ajudou a tornar a obra mais rica. O livro conta relatos de partos no Brasil, Portugal, Irlanda, Estados Unidos, Moçambique, Japão, Holanda, Alemanha, Canadá e Suíça.

Sócios do Clube NSC têm até 50% de desconto em livros. Saiba mais aqui

As mulheres são todas brasileiras. As diferenças culturais e experiências de parto são o ponto alto da narrativa. Entretanto, são os momentos inusitados que formam essa obra tão diferente, como a descrição do parto natural de uma mãe que não tem as pernas e a história de uma mulher que entrou em coma na hora do parto de seus filhos gêmeos.

— Já imaginou ganhar um bebê no meio de um furacão de categoria 05? Foi isso que aconteceu com uma brasileira no estado americano da Flórida. Um relato cheio de grandes emoções. E o relato da mamãe que descobriu que a filha nasceu com síndrome de down, logo após o parto, mostrando os desafios de enfrentar a notícia, e do amor de uma mãe diante dos obstáculos do novo. E, que tal, a história da vovó que gestou sua neta? E a emocionante história da mãe das quíntuplas que emocionou Santa Catarina. Se continuarmos vamos falar dos 43 relatos incríveis apresentados no livro. Me diga, não seria injusto escolher apenas uma história? — comenta Emily após ser questionada se seria possível destacar um relato da obra.

O lançamento oficial de Chegadas será no dia 11 de abril, a partir das 19h30, na Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping. A obra, que tem ilustração de capa do catarinense Will Costa, também será lançada em Portugal. O livro é da editora Chiado Books e tem venda online nas livrarias Cultura e Martins Fontes.

Serviço:
O que – Lançamento do livro Chegadas – Histórias reais de mulheres e seus partos ao redor do mundo
Quando – 11 de abril de 2019, a partir das 19h30
Onde –  Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping, em Florianópolis
Vendas – A obra já pode ser adquirida online nas Livrarias Cultura e Livrarias Martins Fontes

Para ser sócio do Clube NSC, você precisa assinar um dos jornais DC, Santa ou AN em Loja NSC. Com planos a partir de R$ 9,90 por mês, você tem acesso a todo o conteúdo de notícias e tem direito a utilizar os descontos do Clube em festas, shows, restaurantes, cinema, educação, serviços e muito mais.

Leia também:

Alimentação da mãe durante a gravidez ajuda a determinar o paladar e o olfato do bebê

Bebê segura mão de obstetra ainda dentro da barriga da mãe em Balneário Camboriú