Neste sábado, Florianópolis recebe curso gratuito de história da arte

Encontro com Rosângela Cherem e Thays Tonin será no sábado dia 03 de agosto, das 15h às 17h

No sábado, dia 3 de agosto, a Fundação Cultural Badesc promove a segunda aula gratuita do curso Fantasmagorias da Obra de Arte a partir do Pensamento de Aby Warburg. Ministrado pela doutora em história Rosângela Cherem e pela a historiadora Thays Tonin, o encontro é das 15h às 17h e as vagas são disponibilizadas por ordem de chegada.

O objetivo do curso, que é uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC), é estabelecer relações entre a história da arte e as exposições ocorridas na Fundação.

Centradas no pensamento do historiador de arte alemão Aby Warburg, as aulas vão considerar as questões relacionadas à impureza do tempo e sua relação com a obra de arte – fantasmagoria, transtemporalidade, intempestividade e senthome.

As aulas seguem nos dias 14 de setembro, 26 de outubro e 9 de novembro, sempre das 15 às 17 horas. Os participantes interessados em realizar uma leitura prévia do material podem solicitar os textos complementares.

Organizadoras do curso

Rosângela Cherem: Doutora em História pela USP (1998) e Doutora em Literatura pela UFSC (2006); Profa. Associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART- UDESC; coordenadora do Grupo Imagem-acontecimento; orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada Acervos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina, Implicações e Conexões.

Thays Tonin: é bacharel e licenciada em História pela – UFSC (2014), mestre em História pela UFSC (2015), tem doutorado pela Università degli Studi della Basilicata (ITA). É pesquisadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), intitulada Mediterranean Cultural Landscapes and Communities of Knowledge. Em 2016, estudou Latim em Fontes Renascentistas e fez parte da pesquisa de doutorado no The Warburg Institute, vinculado a Universidade de Londres.

Quem foi Aby Warburg?

Abraham Moritz Warburg (13 de julho de 1866 – 26 de outubro de 1929), mais conhecido como Aby Warburg, foi um historiador de arte alemão, célebre pelas suas contribuições nos estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano. Suas obras completas remontam a vários volumes, mas seu projeto mais ambicioso, Atlas Mnemosine, se constitui em uma coleção de imagens com pouco ou nenhum texto.

Serviço

Curso Fantasmagorias da Obra de Arte a partir do Pensamento de Aby Warburg, ministrado por Rosângela Cherem e Thays Tonin
Data: 03 de agosto – sábado
Horário: 15h às 17h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC
Telefone: (48) 3224-8846 Entrada gratuita, por ordem de chegada

Leia mais:

Registros da Rússia são tema da primeira exposição do fotojornalista Diorgenes Pandini

Desenhos em nanquim compõem a exposição de Luiz Rodolfo Annes, em Florianópolis