Dia do Churrasco: aprenda algumas formas diferentes de preparo

Churrasco
Foto: Omar Freitas/Agência RBS

A chef e assadora Larissa Morales é especialista em churrasco, no Youtube seu canal já passa de mais de 90 mil seguidores, centenas de vídeos e milhões de visualizações. No Dia do Churrasco ela separou algumas dicas de preparo. Confira:

Como fazer churrasco na panela de pressão

Para fazer o churrasco na panela de pressão, você vai precisar de uma panela de pressão de 4,5 litros, 3 a 4 pedaços de carvão, papel alumínio, 300g de linguiça, e 500g de picanha, ou alcatra, ou maminha em bifes de 3cm. Coloque o carvão embrulhado no fundo da panela, as linguiças na lateral da panela, e a carne temperada com sal de parrilla no centro. Feche, deixe pegar pressão, e conte 20 minutos para abrir. Você não terá controle sobre o ponto da carne, pode ficar mais passada do que o esperado, e o gosto do defumado vem da gordura que queima no fundo da panela, e cria um gosto de defumação.

Como fazer churrasco no forno

Para garantir o sabor de fumaça, sem usar a churrasqueira, existem alguns truques: sal defumado, fumaça em pó, flor de sal defumada e fumaça líquida. Cada um tem o seu momento de uso, a fumaça líquida, uso no fim, pois durante a cocção perde sua intensidade. O sal defumado e a fumaça em pó podem ser utilizados no início do preparo, junto com os temperos. E a flor de sal defumada é usada na finalização, quando a carne já está porcionada, acaba derretendo junto com o sulco da carne.

Gosto de utilizar peças grandes de carne, para serem assadas no forno, como uma peça de ancho, um frango inteiro, ou costelinha de porco. Para peças de carne grandes, como um lombo, o ideal é amarrar com barbante, para compactar, e o formato ficar mais uniforme, no caso do frango, é necessário amarrar as coxas, e asas. No primeiro momento, embale com papel alumínio, e deixe cozinhar, assim que assar, está na hora de criar a crosta dourada, chamada de maillard, que garante um sabor único ao alimento.

Como fazer churrasco na grelha

Para fazer um belo churrasco na grelha, o primeiro passo que devemos seguir é deixar a brasa chegar no ponto, isso quer dizer que ela tem que ficar bem vermelha, o que demora em torno de 40 minutos para que isso aconteça. Coloque a mão na altura onde vai a grelha, se não aguentar mais que 5 segundos, sinal de que o braseiro está na temperatura ideal.

Toda carne que vai pra grelha, precisa estar em temperatura ambiente para que preserve seu sulco, e garanta um ponto uniforme, cerca de 20 a 30 minutos antes de levar a churrasqueira, você deve tirá-la da geladeira. Gosto de salgá-la no minuto antes que vai à grelha, caso salgue com muita antecedência, a carne acaba desidratando, e consequentemente salgando demais.

Assim que colocar a carne para grelhar, espere de 2 a 3 minutos. Uma dica também é observar quando sobe os sulcos da carne, quando isso acontecer, é hora de virar, e dourar o outro lado.

Toda carne deve descansar antes de ser servida, para que os sulcos que ficaram concentrados no centro, durante a preparação, voltem às extremidades, garantindo suculência, e um ponto mais uniforme. Deixe descansando por 3 minutos para um steak, se for uma peça inteira, pode deixar por 10 minutos.

Como fazer churrasco de legumes

Os legumes não possuem gordura como as carnes, logo, é necessário fazer um tempero que leve gordura, para que este alimento não fique ressecado com o calor da brasa. Uma boa marinada para legumes leva bastante azeite, alho, e ervas frescas. Corte berinjelas, abobrinhas e pimentões, com a espessura de 0,5cm, junte o alho picado, cerca de 3 dentes de alho, ½ xícara de azeite, um punhado de ervas frescas, sal e pimenta à gosto. Deixe marinando por meia hora, e leve a grelha, eles devem ficar bem tostados e chamuscados, e são uma ótima opção de acompanhamento.

Para tubérculos como batata doce, beterraba e batata, enrole no papel alumínio e leve diretamente a brasa, quando estiverem macios ao toque, estão prontos. Finalize com uma manteiga temperada com ervas, e ajuste o sal.

Vídeo: Como fazer churrasco de legumes

Leia também:

Beto Barreiros: Inove o churrasco com uma receita de mini picanha de peito de pato

Catarinenses conquistam mais de 5 milhões de seguidores com vídeos em que ensinam a fazer drinks