No Dia Mundial do Veganismo, veja onde saber mais sobre este estilo de vida em Santa Catarina

Ilha Veg é um dos eventos com temática vegana em Florianópolis – Foto Facebook, reprodução

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Veganismo. A data criada na Inglaterra em 1944 chama atenção para o estilo de vida das pessoas que deixaram de consumir produtos animais. Em Florianópolis, ocorre na UFSC, em frente à reitoria,  uma feira com material educativo a respeito do tema. Também acontecerá o Almoço Sem Preço, com um cardápio especial. Não é cobrada entrada, no entanto, você pode contribuir com quanto achar necessário. 

Veganismo vai além do hábito alimentar. Os adeptos desta filosofia não usam roupas produzidas com couro ou seda, por exemplo. Também não se alimentam de mel, leite, ovos ou qualquer outro produto proveniente de animais. De acordo com o Mapa Veg, um mapa interativo que registra o número de adeptos do veganismo, Santa Catarina é o 6º estado do país em número de simpatizantes, vegetarianos e veganos. Florianópolis ocupa a 7ª posição entre as cidades brasileiras. Estima-se que no Brasil 5 milhões de pessoas sejam veganas. Entenda a diferença entre veganismo e vegetarianismo aqui.

Com o número de adeptos crescendo, aumenta também o total de produtos disponíveis no mercado de alimentos, roupas, acessórios e cosméticos. Mas há também vários grupos independentes que se unem para promover eventos e divulgar a filosofia vegana. Quem se interessa pelo tema e quer acompanhar os eventos pode seguir o grupo Eventos Veganos – Santa Catarina no Facebook. Confira algumas das opções já confirmadas:

Dia 1º de novembro

Dia Mundial do Veganismo
Haverá um estande com banners e material educativo sobre veganismo e dicas para quem quer saber mais sobre o tema.
Das 11h às 14h
Na UFSC, em Florianópolis
Saiba mais na página do evento.

Almoço Sem Preço no Dia Mundial do Veganismo
Será servido um risoto integral de tomates frescos e manjericão, além de cuca italiana. Também serão tiradas dúvidas sobre receitas e veganismo.
Das 12h às 14h
Na UFSC, em Florianópolis
Veja como participar aqui. 

11 de novembro

6ª Ilha Veg
Feira de produtos veganos, com opções de lanche e almoço.
Das 11h às 19h
No Confia (Rua da Vitória Régia, S/n, Córrego Grande, Florianópolis)
Confira mais informações aqui. 

Outros eventos

Acompanhe o grupo Eventos Veganos – Santa Catarina. Clique aqui. 

Leia mais:
Vegetariano ou vegano? Entenda a diferença entre os dois estilos de vida
Três receitas para comemorar o Dia Mundial Vegano