Novos negócios: Floripa é palco de produções cinematográficas e destino de casamentos

Foto: Pexels

Foi o tempo que Florianópolis era conhecida somente por suas belezas naturais. A Ilha de Santa Catarina também recebe inúmeros eventos durante o ano, que geram visibilidade e movimentam todos os setores da economia. É o caso das produções cinematográficas e os ‘destinations wedding’, ou destinos de casamento. Esses foram dois assuntos comentados no Convention Day – evento dedicado ao turismo de negócios realizado no dia 2 de setembro – e organizado pelo Floripa Convention, entidade que faz a captação de eventos e a promoção da capital para o Brasil e o mundo.

Foto: Julio Trindade/Divulgação

O produtor de cinema Alfredo Manevy , criador da film commission de São Paulo — a maior do país — destacou que as grandes cidades disputam para serem cenários de criações audiovisuais porque isso gera muito mais do que retorno financeiro.

— Quanto custa para São Paulo estar presente na série Black Mirror, da Netflix? É um valor incalculável, pois estamos falando de afeto — ressaltou.

Ele citou o exemplo da Nova Zelândia, onde foi filmado ‘O Senhor dos Anéis’.

— A única coisa que pediram em troca foi o direito de imagem dos personagens. Para quem assistiu a série, é algo que não tem preço chegar no aeroporto e ser recepcionado pelo Frodo, por exemplo — comenta.

A capital catarinense caminha para isso: receber produções de grande porte. Há poucas semanas, foi gravado aqui o reality show Floripa Beach House, que será lançado em fevereiro pela plataforma de streaming Amazon Prime Video. E estas filmagens não acontecem por acaso, elas são promovidas por meio da film commission – projeto liderado pelo Floripa Convention. O trabalho da entidade é divulgar a região como um todo e suas paisagens, que formam incríveis cenários cinematográficos para filmes, comerciais, novelas e realitys shows, bem como auxiliar na estrutura de hospedagem e fornecedores, na desburocratização dos serviços e possíveis liberações.

O Floripa Convention está participando de um edital da Fundação Catarinense
de Cultura para promover mais gravações como esta. No passado, a capital também já recebeu equipes de destaque, como das novelas da Rede Globo ‘Como uma onda’ (2004), ‘Insensato coração (2010), e os filmes ‘Celulares’ (2014), ‘O amuleto’ (2015) e ‘Sueño Florianópolis’ (2018).

 

O sonho do casamento

Todo mundo tem um familiar, amigo ou conhecido que casou em Punta Cana, na República Dominicana. Este foi o primeiro e mais conhecido destination wedding, segundo a cerimonialista Bárbara Erig – que já casou pessoas de todos os continentes do mundo.

— Depois de Punta Cana, foi Portugal. Agora, é a vez do Brasil ser o destino de estrangeiros — destacou durante o evento.

Bárbara relatou a experiência de uma noiva brasileira que mora nos Estados Unidos e casou com um americano. Eles oficializaram a união em Florianópolis, vieram convidados de dez estados brasileiros e outros de fora do país.

— O destination wedding é a porta de entrada para o turista estrangeiro voltar. Quanto mais oportunidades – de pacotes ofertados pelos fornecedores e opções de passeios personalizados – melhor para o mercado — finaliza.

Leia mais:

Agenda de eventos que agitam o final de semana em Santa Catarina

Helloween substitui Megadeth em show agendado para setembro em SC