Nutrição é uma ferramenta na prevenção do câncer

Foto divulgação

Hoje vamos falar de assunto muito importante e que abre o olhar para a ciência de forma leve e eficaz na prevenção do câncer. E para isso, convidamos a Nutricionista Ana Laura Bordinhão que é especialista e mestre em oncologia.

Ana Laura relata que o alimento pode ser um importante aliado na prevenção e durante o tratamento do câncer, embora não exista um único alimento capaz de prevenir ou curar o câncer, mas um hábito alimentar saudável poderá ter um papel valioso contra o câncer.

A grande dúvida em relação à alimentação é como saber se nossos hábitos alimentares são compatíveis para a prevenção do câncer.

Veja abaixo alguns pilares importantes para auxiliar a norteá-lo:

1) COMIDA FRESCA: a maior parte da sua alimentação deve ser construída com comida de verdade (aquela que é plantada, colhida, pescada). Monte suas refeições com alimentos como: batata doce, batata baroa, inhame, aipim, abóbora, vegetais, legumes variados, peixes, ovos, temperos frescos, cogumelos, grãos integrais (aveia, quinoa, amaranto), frutas variadas, prefira óleos não refinados (azeite de oliva, manteiga – com moderação, óleo de coco)

2) QUALIDADE DO ALIMENTO: sempre que possível utilize orgânicos. Não consegue orgânicos? Consuma a versão não orgânica, mas não deixe jamais de consumir comida de verdade. Além disso, a forma de preparo também é muito importante, evite cozinhar em altas temperaturas – utilize sempre o fogo baixo ou moderado, ou na temperatura mínima no forno, isso evitará a formação de compostos tóxicos potencialmente carcinogênicos.

3) COMIDA – ALIMENTO DA ALMA: lembre-se comer é um ato de amor e autocuidado, comida tem memória afetiva e sensorial por isso é tão importante que saibamos dosar e equilibrar a rotina alimentar com momentos em que iremos desfrutar de uma refeição com maior valor afetivo.

4) FREQUÊNCIA: no seu dia a dia procure manter-se regrado dando condições de sustentar efeitos preventivos prolongados e por isso mais efetivos. Quer saber por onde começar? Foque-se em incluir alimentos de alta qualidade nutricional em todas as refeições do dia e naturalmente você irá substituir e enriquecer sua alimentação. Segue aqui uma meta para consumo diário (baseada em estudos científicos) para prevenção de câncer:

  • 300g de vegetais (50g de folhas verdes e 100g de vegetais crucíferos: brócolis, couve-flor, couve manteiga, couve de Bruxelas, folhas de mostarda);
  • 200-300g de frutas (sendo 70-100g frutas cítricas)

Lembre-se, se você está iniciando os novos hábitos pequenas mudanças já serão bem vindas desde que você consiga sustentá-las e aos poucos perceberá diferenças que o estimularão a seguir a frente, comece a consumir vegetais crus duas vezes ao dia e aumentar o tamanho de suas porções de folhosos, substitua o refrigerante (mesmo que zero) por água, inclua frutas diariamente.⠀⠀⠀⠀

O hábito alimentar é uma construção diária sempre haverá algo para ser melhorado e para que você consiga se nortear use apenas você mesmo como comparativo isso o manterá sempre aprimorando e refinando suas escolhas, tome as rédeas de sua saúde, a nutrição é uma importante ferramenta contra o câncer!