O que as cores podem dizer sobre as pessoas e como influenciam na moda masculina

Antigamente nós homens não tínhamos muita variedade no que se diz respeito à moda. Era tudo uma mesmice! As peças eram quase que feitas em padrões. O mercado da moda, a cada dia, vem se transformando e inovando neste quesito. Hoje, as vitrines ganharam coleções impressionantes, com roupas nos mais variados estilos, despertando mais o público masculino para o poder do consumo e do sentir-se bem. A roupas ganharam cores, ganharam vida! Não é por que é inverno que os homens têm que mergulhar em tons de preto ou cinza.

Recentemente descobri um serviço muito legal que resolvi compartilhar com vocês. Sabiam que há um profissional especialista na análise de imagem, que consegue, com técnicas apuradas e muito estudo, identificar quais as cores realçam melhor suas características naturais, tornando você mais atraente?! Pois é, eu conheci a Sara Peruzzo, que é coach e consultora de imagem. Ela fez essa análise de cores em mim e percebeu que, pelo meu tom de pele, cor de cabelo e pelas olheiras (que insistem em me acompanhar) que roupas com alto contraste, mais escuras, neutras frias e de intensidade média/alta melhoram a minha aparência – no quesito vestimenta.

– As cores podem dizer muito sobre a pessoa. Elas têm significado e quando escolhidas de maneira individual e com consciência podem favorecer o seu estilo te tornando ainda mais bonito – explicou a Sara.

Gostei tanto desta análise e desse tema que pesquisei sobre o significado das cores na moda masculina e achei informações muito bacanas e curiosas. Dá uma olhada:

Preto: é sinônimo de mistério, poder e elegância. A mulherada acha muito interessante homens de preto. A cor está relacionada com sedução, modernidade e classe. Do aspecto negativo, é considerada uma cor não inclusiva, além de ser símbolo de luto e angustia.

Branco: fisicamente considerado ausência de cor, na verdade nada mais é do que uma das opções mais expressivas e significativas. O branco lembra paz, serenidade, espiritualidade e fé. Pessoas que usam, geralmente, passam simplicidade, perfeccionismo e dignidade.

Cinza: é tido como uma cor sexy devido aos seus 50 tons, não é?! (risos). Na verdade, o cinza, historicamente, é tido como uma cor triste, oprimida e depressiva. Em contrapartida, é uma cor neutra, e por essa razão, acaba sendo combinada com outras cores para composição do look.

Azul: é sinônimo de tranquilidade, serenidade e mansidão. O azul também está relacionado com intelectualidade, tecnologia, limpeza e harmonia. Usar a cor em momentos de estresse e ansiedade pode ser um bom artificio para acalmar-se.

Verde: é intimamente ligado à natureza. É uma das cores mais incríveis pois proporciona equilíbrio, harmonia, crescimento e boa sorte. Há quem diga que usar tons de verde é benéfico nos dias de decisões a serem tomadas, pois transpassa segurança e confiança.

Marrom: os tons terrosos de marrom transparecem responsabilidade e dedicação no que se faz. Considerado uma cor neutra, o marrom é muito utilizado entre os homens pelo efeito de segurança, disciplina e humildade.

Amarelo: uma das cores mais vivas e quentes do espectro luminoso. Simboliza criatividade, energia, entusiasmo. Pessoas que se vestem de amarelo parecem ter mais pique e energia no dia a dia. A cor passa mensagens de jovialidade, inteligência e felicidade.

Laranja: o laranja é a cor da alegria, auto astral e força. Os entusiasmados, bem-humorados e objetivos no trabalho acabam aderindo a esse tom porque mostra essa personalidade. É associado muitas vezes a empresas do setor alimentício por abrir o apetite. Nas roupas e assessórios, o alaranjado é uma boa pedida para quem quer se livrar do estresse e se sentir de bem com a vida.

Vermelho: cor da paixão, da sedução e do amor. Mas o que talvez você não saiba, é que o vermelho também significa liderança, dominância e confiança. Especialistas em moda e comportamento aconselham as pessoas a usarem vermelho quando estão sendo avaliadas, como por exemplo em entrevista de emprego. O poder de chamar a atenção, aliado a bravura, elegância e requinte enchem os olhos de quem veem.

Rosa: a mistura do vermelho com o branco dá uma das cores mais românticas que existe. O rosa é sinônimo de sentimentalismo, amor, afeto e carinho. Antes era visto como uma cor feminina, mas com a quebra de alguns paradigmas, o rosa vem ganhando espaço no armário dos homens e pasmem, elas adoram! O homem que usa o rosa traz consigo a sensação de ser romântico e ter um grande valor sentimental.

Mais de Guigo Fernandes:

Como conquistar a mulher dos seus sonhos? Cinco passos infalíveis

Estética masculina: por que não?! Cada vez mais, a rapaziada está antenada nos cuidados da saúde

Confira um guia prático sobre trajes masculinos