O que preparar no almoço? Te apresento três dicas para encher a mesa de sabor

Fotos: Beto Barreiros

Os cortes de frango, além de baratos, são ótimas opções para um preparo rápido e saboroso. Preparei estas oito unidades de sobrecoxas, temperando com sal e pimenta do reino  moída na hora e depois de colocar na assadeira, acrescentei folhas de sálvia e alho em flocos. Finalizei regando com azeite de oliva e após levei ao forno pré-aquecido a 200 graus até começarem a ficar douradas por cima. Ficaram crocantes por fora e tenras no seu interior.

Camarões com molho de espumante

Com os dias de verão que tivemos em maio e junho e aproveitando o domingo de descanso, ir para o mar foi inevitável. Preparei estes camarões a bordo de uma lancha na baía do Tinguá, que me surpreendeu pela sua cozinha equipada. No mar, tudo tem que ser prático desde o preparo, até a maneira de servir. Preparei estes camarões pistola, temperando com sal e pimenta do reino e reservei. Após  refoguei alho e cebola na manteiga, coloquei os camarões em uma panela rasa e larga que coloquei no fogão elétrico de indução, acrescentei o espumante, tampei a panela e deixei cozinhar até ficarem rosados com o vapor do espumante. Finalizei corrigindo o sal e salpicando salsinha e cebola verde bem picadinhas. Para acompanhar, pão fatiado para passar no molho que fica no fundo da travessa. Não sobrou nada.

Carapeva frita

Um dos passeios mais lindos pela ilha é conhecer a Costa da Lagoa, um lugar único onde somente pode chegar de barco. Lá os restaurantes oferecem comida simples, porém saborosa, com destaque para os frutos do mar pescados no local. Um dos pratos que mais se destacam e tem grande número de apreciadores, é a carapeva bem fritinha, para ficar crocante, acompanhada somente do limão galego para dar um toque ácido. Estas da foto, saboreei com a família e amigos no restaurante Paraíso da Néia, que tem um visual lindo e  boas opções no cardápio para você curtir os dias de lazer.

Leia também:

Cogumelos, brócolis e frutos do mar são a base para receitas saborosas; confira

Como preparar um entrecôt suculento