Ocupação Itajaí Criativa oferece quatro atividades culturais gratuitas

Programação de novembro está com inscrições abertas para workshops

Itajaí Criativa
Peça "Índice 22" (Foto: Leonam Nagel/Divulgação)

O projeto Itajaí Criativa tem programação com atrações culturais e gratuitas no mês de novembro. São dois workshops de formação teatral, uma leitura encenada do texto A filha da…, do autor catarinense Carlos Eduardo Silva, e a encenação de Índice 22, o novo espetáculo da Téspis Cia de Teatro.

O workshop Atuação acontece nos dias 10 e 11, sábado e domingo. Os encontros são divididos em duas etapas, sendo a primeira voltada a exercitações psicofísicas (relação e reconhecimento corporal individual, relação entre os participantes e com o espaço) e a segunda focada no levantamento de material criativo para uma cena que será montada coletivamente.

Já o workshop Ação Vocal será realizado nos dias 24 e 25. Nesse fim de semana, os alunos aprenderão ferramentas para desenvolver a expressividade vocal para o teatro. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo e-mail itajaicriativa@gmail.com.

A leitura encenada da comédia A Filha da… será realizada no dia 23, sexta-feira. A obra é de Carlos Eduardo Silva, um dos mais importantes autores catarinenses deste século. Com o texto, o autor venceu o Prêmio de Dramaturgia do Ministério da Cultura no ano 2000. O público é convidado a levar uma garrafa de vinho para degustar após a leitura, em um bate-papo sobre dramaturgia e teatro.

— Nosso objetivo com o projeto é oferecer para a comunidade a possibilidade de assistir espetáculos de teatro e também de participar de oficinas de formação de forma gratuita e continuada. A ideia surgiu a partir do desejo de que a comunidade saiba o que acontece nesse espaço que, além de ser a sede da Téspis Cia. de Teatro, também oferece várias possibilidades de cursos e apresentações. O projeto é um convite. A abertura da nossa residência artística para todos aqueles que têm o desejo de ajudar a construir mais um espaço de arte e cultura na cidade — explica Max Reinert, um dos fundadores da Téspis Cia de Teatro.

O espetáculo Índice 22 encerra a programação de novembro nos dias 24 e 25, sábado e domingo. O trabalho autoral da Téspis Cia de Teatro comemora os 30 anos de carreira de Denise da Luz, uma das atrizes pioneiras no teatro em Itajaí. A peça reflete a espetacularização da violência em nosso cotidiano através das relações sociais. Escrito e dirigido por Max Reinert, o texto representará o Brasil em Encontro Internacional de Dramaturgia Emergente, através de leituras encenadas em três países da América Latina.

Sobre Ocupação Itajaí Criativa

Em 2018 a Itajaí Criativa – Residência Artística abriu as portas para uma programação totalmente gratuita, com atrações até dezembro. A programação completa está disponível no site. Os agendamentos para levar turmas de estudantes nas apresentações e inscrições para os workshops podem ser feitas pelo e-mail itajaicriativa@gmail.com.

A Itajaí Criativa – Residência Artística é ponto de encontro de diversos artistas e seus públicos. Um espaço cultural fundado em 2016 no centro de Itajaí, num casarão tombado como patrimônio histórico localizado no número 222 da Rua Dr. Pedro Ferreira.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Workshop “Atuação”

Quando: Dia 10 (sábado) – das 14h às 18h e dia 11 (domingo) – das 14h às 19h

Leitura encenada de “A Filha da…” de Carlos Eduardo Silva

Quando: Dia 23 (sexta-feira) – 20h

Workshop de “Ação Vocal”

Quando: Dia 24 (sábado) – das 14h às 18h e dia 25 (domingo) – das 14h às 19h

Espetáculo “Índice 22”

Quando: Dias 24 e 25/11 (sábado e domingo) – 20h

Onde: Itajaí Criativa – Residência Artística

Rua Dr. Pedro Ferreira, 222 – centro – Itajaí, SC

Inscrições: itajaicriativa@gmail.com