Sesc realiza oficinas de criação literária gratuitas em SC

Eventos integram o projeto literário Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, realizado em 12 estados

Paloma Vidal, Carlos Correia e Flávia Péret comandam as oficinas. Foto: Divulgação/SESC

Com o objetivo de aprimorar a escrita em diferentes categorias e promover a formação e a divulgação de novos autores, o Sesc realiza oficinas de criação literária gratuitas entre os dias 23 e 27 de julho. As atividades estão com inscrições abertas e ocorrem em Florianópolis, Balneário Camboriú e Laguna.

Confira a programação de cada cidade: 

Florianópolis

A escritora Paloma Vidal (SP) ministra a oficina Não escrever: oficina de textos inacabados, do dia 23 a 27, das 19h às 22h, no Teatro Sesc Prainha. A proposta é trabalhar com a escrita a partir das ideias de preparação e inacabamento, através da leitura e da produção de textos inacabados, como listas, esboços e projetos, para pensar sobre o que se escreve enquanto não se escreve.

Paloma é escritora e professora de Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo. Publicou, entre outros, o romance Mar azul, o livro de contos Dupla exposição e Ensaio de voo. Também publicou recentemente Wyoming e Menini, com textos do blog Lugares onde eu não estou. É editora da revista Grumo e da coleção Entrecríticas (editora Rocco), de ensaios de crítica contemporânea.

As inscrições podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes do Sesc, na Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro.

Balneário Camboriú

O escritor, músico e terapeuta, Carlos Correia (PA) comanda a oficina Criação Poética Sensorial Inclusiva, de 23 a 27, sempre das 18h30 às 22h. O objetivo é estimular os sentidos para a criação de poemas, e desafiar o corpo a ir além do que estamos acostumados, seja por uma pessoa com deficiência ou não. A iniciativa tem como premissa básica a criação de jogos perceptivos-cognitivos estruturados para estimular os sentidos dos participantes, provocando a aptidão para criar poemas.

Carlos tem se destacado na área de arte-inclusão com pesquisas e espetáculos ligados ao tema. É criador do Cena Especial – Teatro Inclusivo, projeto de extensão com o qual criou o primeiro grupo de teatro inclusivo da região Norte. É autor dos romances Velas na Tapera e Senhora de Todos os Passos, do livro de poemas Poeticário e de textos para teatro.

As inscrições podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes da Unidade, na Avenida Central, 360.

Laguna

Que história conta sua história? é o tema da oficina ministrada pela escritora Flávia Péret (MG) na Casa Sesc, entre os dias 23 e 27, das 19h às 22h. Ela vai incentivar os participantes a escreverem narrativas pessoais sobre suas histórias de vida. A proposta é estimular as pessoas (de todas as faixas etárias, exceto crianças) a escrever, apropriando-se da linguagem de forma ativa, poética e lúdica. Será criado um espaço destinado à escrita no qual os participantes serão estimulados a escrever textos narrativos e ficcionais de diversos gêneros a partir das próprias memórias.

Professora, desde 2009 Flávia participa e desenvolve projetos, oficinas e processos formativos no campo da escrita e seu diálogo com outras linguagens. Já publicou os livros Imprensa Gay no Brasil, 10 Poemas de Amor e de Susto, Outra Noite, Novelinha e Uma Mulher.

As inscrições podem ser realizadas na Casa de Cultura, na Rua Santo Antônio, 10, Centro.

Os eventos integram o projeto literário Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, realizado em formato de circuitos, com representantes da diversidade literária brasileira, em 12 estados. A primeira ação realizada em SC foi o Circuito de Autores, que promoveu o encontro entre escritores de diferentes vertentes literárias e um bate-papo com o público em diversas cidades durante o mês de abril. Já em outubro, ocorre o Circuito Oralidades, com apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus, cantadores e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

Leia mais:

O Sítio realiza Festival de Educação em Arte e Tecnologia em Florianópolis

Conheça sete artistas que expõem retratos pelas ruas de Santa Catarina