Confira oito motivos que fazem Ed Sheeran ser tão amado pelos fãs

Cantor britânico confirmou show em Porto Alegre para o começo do ano que vem

Ed Sheeran domina as listas de músicas mais ouvidas. Foto: Jesse Dittmar / NYTNS

POR: JÚLIO BOLL

Um dos nomes mais poderosos da música pop desembarca em Porto Alegre no começo de 2019. O britânico Ed Sheeran confirmou sua primeira apresentação na capital do Rio Grande do Sul para o dia 17 de fevereiro, na Arena do Grêmio, embalado pela divulgação do disco Divide, lançado em março de 2017.

O artista é um dos mais queridinhos do universo pop, considerando o número de seguidores nas redes sociais, execuções no Spotify e até entre outros nomes do estilo musical, com diversas parcerias ao lado de nomes como Beyoncé e Taylor Swift.

A reportagem traz alguns pontos que mostram que fazem o cantor de Shape Of You um dos mais importantes e amados pelo público:

1) O mais ouvido do mundo em um único dia

Os números de Sheeran no Spotify surpreendem. Em março do ano passado, quando lançou o disco Divide, registrou quase 70 mil execuções das suas músicas, o que o credenciou como o artista mais ouvido em um único dia – com destaque para o single Shape Of You, que foi a faixa mais executada em um período de 24 horas. No ranking mundial, emplacou cinco faixas entre as 10 primeiras posições.

2) Parcerias musicais

Uma das primeiras aparições do britânico na mídia foi ao lado de Jamie Foxx, quando a lenda  apresentou uma música do cantor na rádio. Nos anos seguintes, tornou-se um parceiro de Taylor Swift, que gravou diversas canções escritas por ele. Os trabalhos em conjunto deram tão certo que renderam a faixa Everything Has Changed, do disco Red, de Swift.

Os duetos continuaram nos anos seguintes como um dos pontos fortes de sua carreira. O rapper Eminem (River), Beyoncé (Perfect Duet), Tori Kelly (I Was Made For Loving You) e Rudimental (Bloodstream) são alguns dos nomes que dividiram os vocais com o queridinho do pop.

3) Dono da música mais ouvida do Brasil no Spotify e o campeão de execuções no mundo em 2017

Shape Of You, que deu abertura à divulgação do álbum mais recente do artista, foi a canção mais executada no Spotify entre os brasileiros no ano passado, superando Hear Me Now, de Alok, e Vidinha de Balada, de Henrique & Juliano. Além disso, o disco Divide foi o sétimo mais tocado por aqui.

Os recordes não param por aí. No ano passado, Ed Sheeran foi o artista mais tocado nas playlists do serviço de streaming, com 6,3 milhões de audições.

4) Popularidade ao redor do mundo

Não é somente o Brasil e os Estados Unidos que caíram nas graças do ruivo. Divide garantiu a liderança das paradas musicais de países como Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Nova Zelândia e Suécia assim que foi lançado.

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica contabilizou o topo das vendas do álbum em 36 nações.  Shape of You também foi o single mais vendido globalmente no ano passado, em 32 países, segundo a organização. Com este feito, foi a primeira vez que um artista conquistou o disco e a música de trabalho como os mais vendidos em um ano.

No Reino Unido, sua terra natal, o cantor conseguiu vender mais de 670 mil cópias, tornou-se o álbum de artista masculino mais vendido em uma semana na história da Inglaterra.

5) Redes sociais

Mesmo com um número modesto perto de nomes como Selena Gomez e Beyoncé – que tem mais de 100 milhões de seguidores -, as redes sociais de Ed Sheeran são relevantes em termos de engajamento. No Instagram, ele tem mais de 26,5 milhões de fãs, onde divide seu feed entre agendas de shows e bastidores da sua vida. No Facebook, onde tem a mesma linha de publicações, possui 18 milhões de seguidores.

Em janeiro, por exemplo, anunciou o noivado com a namorada, Cherry Seaborn, depois de passar mais de um ano sem novos posts. Ele fez um hiato em suas publicações na rede social de fotos dizendo que precisava ver “o mundo com os olhos e não por telas”.

No entanto, ele consegue ser fofo quando menos espera. Em julho deste ano, criou uma conta para seus dois gatos, Calippo e Dorito, na rede social, os @thewibbles.

6) Baladas românticas

Seguindo a tendência de que o pop está bem mais romântico, Ed Sheeran aposta em cheio neste viés. Com 27 anos, Sheeran tem incontáveis músicas que falam sobre términos de relacionamentos, a conquista de garotas, a descoberta de novas facetas graças ao amor e as dificuldades de um namoro. Com isto, o britânico se aproxima muito do público conquistado por Taylor Swift e One Direction.

7) Fãs

Um dos pontos fortes do cantor é seu relacionamento com os fãs – e sempre de uma forma surpreendente. O artista já foi flagrado fazendo aparições em shoppings, hospitais e até em pedidos de casamento ao redor do mundo. Uma vez, fez uma serenata para um fã em estado terminal em um hospital, pelo telefone, minutos antes de ele morrer.

8) Atuações

Não é só de música que a popularidade do britânico vive. Em 2017, o ruivo participou de um episódio do seriado Game of Thrones, o que gerou alvoroço nas redes sociais. Outras produções como The Bastard Executioner, Home and Away e O Bebê de Bridget Jones também tiveram participações especiais dele.