Saiba como funciona a ordem de visualizações de stories no Instagram

Será que é por isso, seu ex, seu crush e aquela pessoa que você odeia sempre aparecem primeiro?

Instagram
Foto: Pexels

O fim do Orkut, em 2014, deixou muitos usuários com saudades de um dos seus principais diferenciais: saber quem visualizava o seu perfil. Infelizmente, as redes sociais atuais não mostram isso explicitamente, e, assim, você não pode conhecer melhor os seus admiradores secretos. Ou será que mostra? Alguns usuários do Instagram cogitam que a ordem nos stories é baseada em quem mais vê o seu perfil. Mas, será?

Para descobrir a “fórmula secreta”, o site americano The Verge conversou com Julian Gutman, líder de produtos do Instagram. Ele revelou que, ao contrário do que muitas pessoas especulam, a ferramenta não mostra por ordem de quem mais vê o seu perfil. Na verdade, a ordem que aparece nos stories é baseada em suas atividades na rede.

Visitar o perfil, dar like, fazer comentários e ver os stories de alguém “moldam o algoritmo”. Isso faz com que as pessoas que você mais procura na rede social sempre apareçam primeiro. E se você acreditava que isso revelava quem eram os seus stalkers, na verdade, mostra quem você stalkeia. Será que é por isso que seu ex, seu crush e aquela pessoa que você odeia sempre aparecem primeiro?

O algoritmo entende que essas são as pessoas que você tem mais interesse e, por esse motivo, segue essa ordem. Também existe outra atividade que influencia: Julian explica que, se você visualizar muitas vezes os seus stories para conferir a lista, novos perfis irão aparecer. Isso porque o Instagram quer que você conheça novos usuários. Além disso, as atividades feitas no Facebook também contam para esse cálculo.

Apesar de não revelar como o algoritmo funciona, de fato – se um like conta mais que um comentário, por exemplo -, foi explicado a razão da polêmica mudança da ordem cronológica da timeline para a do algoritmo. Isso aconteceu após um estudo que revelava que 70% dos posts não apareciam para os usuários.

Para conferir a entrevista completa, veja o vídeo (é possível ativar a legenda e colocar para traduzir automaticamente).

Leia também: 

Facebook e Instagram terão ferramentas de controle de tempo

Instagram Stories terá reações rápidas como as do Facebook