Outubro Rosa: qualidade de vida se faz com prevenção

A campanha “Dê uma paradinha no tempo para cuidar da sua saúde” reforça a importância do autoexame

CHO, divulgação

Todos os anos o mês de outubro começa rosa devido à campanha de conscientização e luta contra o câncer de mama – doença que deve registrar, somente em 2018, 59.700 novos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

– O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres em todo o mundo e a prevenção é importante. Muitos sabem que a prática de atividade física, alinhada com uma boa alimentação, ajuda a prevenir a doença. A informação sobre o câncer e o autoexame auxiliam na detecção precoce. Por isso, todas as atividades do Outubro Rosa são extremamente importantes e necessárias para o combate à doença – destaca o oncologista Célio Kussumoto, do Centro de Hematologia e Oncologia (C.H.O), de Joinville.

Segundo o médico, 90% dos tumores são detectados pela própria paciente, o que também ajuda a reforçar a importância das campanhas.

– Ao perceber qualquer alteração na mama, a recomendação é procurar o médico. O diagnóstico precoce faz com que o tratamento seja mais eficaz – completa o Dr. Kussumoto.

Amor da família ajuda no tratamento

Passar pelo tratamento do câncer de mama, que muitas vezes inclui quimioterapia e cirurgia para retirada das mamas, também é um momento sofrido e doloroso não apenas para a paciente, mas para toda a família. Desde que recebeu o diagnóstico em junho de 2017, Janaina Guiguer, 43 anos, realizou sessões de quimioterapia, radioterapia, e passou por cirurgia. Ela afirma que o amor próprio e o carinho das pessoas auxiliam no tratamento.

– É preciso saber que todo medo faz parte do processo de assimilação da doença e da cura. Aos poucos a vida volta ao normal, só que com uma nova rotina. É também um tempo para olharmos com mais atenção para nós mesmas. É preciso ter cuidado e carinho com nosso corpo, amá-lo ainda mais. Permitir a fragilidade, mas não ser dominada por ela, procurar ajuda (terapia ou ombro amigo) para falar dos sentimentos mais ocultos, das angústias e dos conflitos, que sim, eles aparecem, mas que também vão desaparecendo quando estamos envolvidos pelo amor de quem está por perto – conta Janaína.

Entidade que une pacientes com câncer lança Outubro Rosa e nova marca assinada por Luciano Martins
No Mais Você, Ana Furtado fala sobre o câncer e emociona Ana Maria Braga

“Dê uma paradinha no tempo para cuidar da sua saúde”

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama – que tem um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres – também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Segundo dados do Inca, na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil).

Olhando para grande incidência e sabendo da importância das ações do Outubro Rosa, o C.H.O não poderia ficar de fora da iniciativa que tem foco na prevenção e na informação. A campanha “Dê uma paradinha no tempo para cuidar da sua saúde” reforça a importância do autoexame, que dura em média 3 minutos e acelera o diagnóstico do câncer de mama, aumentando em até 95% as chances de curar a doença.

Quer saber mais? Acesse o site do C.H.O cho.med.br/o-centro