“Pais não são responsáveis pelo destino dos filhos”, diz psiquiatra

FOTO FELIPE CARNEIRO, BD 2011

Já nas primeiras páginas desta nova obra assinada pelo psiquiatra Francisco Baptista, sergipano de origem familiar baiana, radicado em Florianópolis há quatro décadas, o médico psiquiatra Ercy Soar adverte sobre o que vem pela frente: “O Sucesso é uma Escolha – Pais não são responsáveis pelo destino dos filhos” rompe com a lógica simplista e com a comodidade de explicar o fracasso pessoal recorrendo-se sempre aos supostos erros dos pais”. Numa sociedade em que a culpa paira sobre as cabeças de homens e mulheres, as palavras de Baptista soam quase como um grito de liberdade.

Exímio contador de histórias, que vão desde a infância no Nordeste até à passagem por Rio de Janeiro e Brasília, onde aos 18 anos foi oficial de gabinete da Presidência da República, ficou evidente o gosto pela política, herdado da família (seu pai, Lourival Baptista, foi governador do Sergipe e Senador da República).

Suas histórias, invariavelmente acompanhadas de um bom vinho e alta gastronomia, renderam outros dez livros, incluindo uma autobiografia com forte inspiração nos grandes nomes da literatura nordestina (Histórias que vivi, histórias que me contaram). A maioria dos livros tem como base a experiência do consultório, mas muitas tratam de temas polêmicos, como drogas, origens do comportamento criminoso etc Há até um compilado de bilhetes escritos à mão pelo ex-presidente Getúlio Vargas, e confiados por Lourival Fontes, chefe de gabinete de Vargas, ao amigo Lourival Baptista.

Por tudo isso, os eventos de lançamento das obras de Chico Baptista são sempre reuniões festivas, repletas de amigos, o que deve se repetir no dia 15 de março, a partir das 19h30, no Centro Integrado de Cultura.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento de “O Sucesso é uma Escolha – Pais não são responsáveis pelo destino dos filhos” – Editora Insular

QUANDO: 15/03/2018

LOCAL: Centro Integrado de Cultura – Florianópolis

HORÁRIO: 19:30hs