Evento em Blumenau fomenta a economia criativa em SC com palestra da Mauricio de Sousa Produções

Mônica Toy é um dos produtos de maior sucesso no Youtube. Com personagens sem fala, o produto atinge vários países, como a Rússia

Santa Catarina é um grande polo de investimento e consumo, conhecido pelas indústrias, geração de empregos e também ideias inovadoras. Com o intuito de fortalecer e contribuir ainda mais para o desenvolvimento dos negócios catarinenses surge a SC Criativa, um movimento de empresas que querem fomentar a economia criativa do Estado. E para começar, o grupo apresenta a palestra “Turma da Mônica e a Economia Criativa”, com Rodrigo Paiva, diretor de Licenciamento da Mauricio de Sousa Produções, e Bruno Honda Leite, responsável pelo Departamento de Design da mesma empresa.

O evento, realizado em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (FURB), será nesta quarta-feira, às 19h, no Teatro Carlos Gomes. Aberto ao público, a palestra quer proporcionar uma noite superalimentada de conhecimento, troca de ideias e criatividade.

Rodrigo Paiva que trabalha há 24 anos na Maurício de Sousa Produções contará um pouco da sua história dentro da empresa e os desafios enfrentados com a crise editorial mundial.

— O mercado editorial está vivendo uma das suas maiores crises. Aqui no Brasil nos temos uma mudança no hábito de consumo de conteúdo. Então as pessoas estão hoje mais vinculadas as plataformas digitais. Estamos tendo que nos reinventar, mas mesmo nesse cenário em 2018 batemos o recorde de vendas de livros, com 2,6 milhões exemplares. Um aumento de 14% frente ao ano anterior — aponta Paiva.

Rodrigo é responsável por 24 categorias de produtos, com mais de 3 mil itens. E destaca os principais segmentos que trabalha:

— Alimentos, cultura, editorial, sem falar de redes sociais. Nosso canal no Youtube tem 11 milhões de inscritos e 10 bilhões de views. O legal desse canal é que conseguimos entrar em países que nem imaginávamos. Para você ter uma ideia, hoje nossos principais países em audiência no Youtube são, além do Brasil, EUA, Rússia, México e Argentina.

Serviço

O quê: palestra “Turma da Mônica e a Economia Criativa”
Abertura: apresentação com o cantor e compositor John Mueller
Quando: 22 de maio, às 19h
Onde: Teatro Carlos Gomes – Rua XV de Novembro, 1181, Centro, Blumenau (SC)
Ingressos: Entrada Gratuita

Leia também:

Filme da ‘Turma da Mônica’ terá sessões acessíveis para pessoas com deficiência visual

Cartunista recria personagens da Turma da Mônica inspirados em artistas do funk

Turma da Mônica cria perfil oficial no Twitter e ganha mais de 100 mil seguidores em dois dias