Pantacourt: versátil, ela pode ser usada em várias ocasiões e combinações

A calça meia canela volta em diversas cores e modelos.

Fotos: M.Officer

 As passarelas internacionais têm demonstrado que a moda está conectada por uma cultura diversificada e que constantemente revive o legado das gerações passadas. Com muita influência dos anos 1990, as novas coleções de primavera-verão chegam trazendo um equilíbrio entre o contemporâneo e o tradicional, possibilitando que todos se expressem livremente através da moda, sobre quem são e desejam ser.

Em sua mais recente coleção, a M.OFFICER aposta em throwbacks icônicos, como a calça pantacourt. O modelo de calça meia canela volta em versões mais soltas ao corpo, em várias cores e modelos. Com aberturas nas laterais ou com amarrações na cintura, a peça pode ser usada por pessoas mais descoladas, ou ainda em modelos mais clássicos, para ocasiões formais.

Leia também:
Empoderamento feminino estampado na moda
Sustentabilidade ganha força e marcas investem no eco fashion
 
Há quem ainda não entrou na onda das pantacourt — mas elas, que retornaram há três anos para as vitrines, devem continuar em alta, passando por várias estações, e são um ótimo investimento para todos os tipos de mulheres.

Um dos grandes receios para o uso da pantacourt é o fato dela achatar a silhueta, mas a consultora de imagem Roberta Carlucci pontua que é possível adaptar o modelo de acordo com cada pessoa.

— Para quem tem menos estatura, a calça pode ser usada, mas o ideal é investir em um modelo de cintura mais alta, com um tecido mais fluido, e em um comprimento de no máximo dois palmos abaixo do joelho. Um look monocromático ou tom sobre tom, com pouco contraste para não cortar tanto o corpo, é a melhor opção. Para compor, investir em um sapato ou sandália sem nenhuma tira no tornozelo, ou de bico fino que alonga a perna, ou ainda com o decote do sapato mais baixo, para dar essa ilusão de alongar a perna.

A consultora faz uma ressalva: apenas as sandálias gladiadoras ou com muitas amarrações devem ser evitadas na combinação com pantacourt, pois dão essa impressão de achatar ainda mais a silhueta.

Leia também: Cada vez mais sofisticada, lingerie vira protagonista do look

— Hoje em dia ela tem sido muito usada com tênis. É interessante a combinação da pantacourt com tênis em tom nude, rosê ou até o branco, para não fazer tanto contraste com a perna —  acrescenta Roberta.

Para evitar o volume no quadril, a consultora indica a cintura mais alta e também
as cores mais escuras, contrastando com uma blusa mais clara.

A pantacourt pode ser combinada com cropped, body, t-shirt, regata com sutiã de renda, ou ainda com camisetas ou blusas mais largas.

— Quando usada com uma blusa mais larga, ela vai trazer um pouco mais de volume no look, o que é bem-vindo, quando feito propositalmente. As mais magrinhas adoram esse efeito — pontua a consultora.