Parque Gráfico – Feira de Arte Impressa 2018 será no CEART, na Udesc

Terceira edição da Parque Gráfico ocupará o Centro de Artes da Udesc. Foto: Pedro Ripoll

Apaixonados por design, papel e seus formatos possíveis – gravuras, zines, quadrinhos, publicações de artista, fotografias, postais, pôsteres, entre outros – vão se encontrar na Parque Gráfico, feira de arte impressa e publicações independentes que ocorre anualmente em Florianópolis desde 2016. A edição 2018 do evento será neste final de semana, de sexta (18) a domingo. Diferentemente das duas primeiras edições, que foram no Museu da Escola Catarinense, este ano a feira será no CEART, na Udesc.

Com idealização e produção da designer Camila Petersen, a Parque Gráfico colocou Florianópolis na rota das feiras de arte impressa e, mesmo na terceira edição, já se consolida como um dos mais importantes eventos do setor. Neste ano, a proposta continua a mesma: foco na produção independente, com um conceito mais artesanal e menos industrial, com menor tiragem e maior valor artístico. Serão 60 expositores de todo o Brasil e de algumas partes da América Latina, entre editoras, artistas, designers e escritores.

A Parquinho, seção do evento dedicada às crianças mas que faz sucesso também com os “grandes”, continua na programação e ganha uma área para os pequenos soltarem a criatividade e intervirem na cenografia do espaço, criado pela Neniland especialmente para a feira.

Parquinho. Foto: Mariana Boro

Entre as ações paralelas, haverá uma praça de alimentação com food bikes e a Pão com Xilo, uma ação conjunta da Pueblo Micropadaria com o artista Samuel Casal em que quem comprar um pão pode adquirir também uma xilogravura gravada no saco de papel que o embrulha. Vai ter ainda a oficina de ilustração Ache Seu Estilo, ministrada por Brunna Mancuso pela primeira vez na cidade; a participação do PCAP – Prison Creative Arts Project (Projeto de Artes Criativas na Prisão), uma iniciativa de arte-educação fundada na Universidade de Michigan que atua em prisões, centros de detenção juvenil e grupos de pessoas saídas da prisão em busca de reintegração na sociedade; e a PRENSA, festa oficial da Parque Gráfico produzida pela Caos.  

Camila Rosa participa da feira pela primeira vez. Foto: Arquivo pessoal

A ilustradora de Joinville Camila Rosa e a escritora Thalita Coelho, que já foram entrevistadas por mim para a Versar, vão participar da feira. Clique nos nomes de cada uma para ler as entrevistas.

Parque Gráfico – Feira de Arte Impressa

Quando: 18, 19 e 20 de maio. Na sexta-feira, das 17h às 20h, sábado e domingo, das 14h às 20h
Onde: Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – CEART/Udesc (Endereço: Avenida Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis)
Quanto: Entrada gratuita

Leia mais:

Masc celebra 70 anos com exposições, performances e instalações

Cia de teatro La Vaca celebra 10 anos com a estreia de “Ilusões”