Passo a passo para cuidar da pele antes de se expor ao sol

Saiba como se proteger do sol e quais efeitos são prejudiciais para o seu rosto

Normalmente, é só quando o verão se aproxima que começamos a nos preocupar com o impacto do sol na nossa pele. Porém, mesmo os dias nublados oferecem riscos para a nossa saúde. É por isso que o protetor solar é indispensável em qualquer momento.

Mas se engana quem pensa que a proteção contra os raios UV, que danificam o DNA de células, é suficiente para eliminar todos os efeitos dessa exposição. Além das queimaduras e do processo inflamatório da pele, que proporciona o bronzeado com a reação das melaninas, as rugas e ressecamentos são impactos provocados, em longo prazo, pelo descuido diário em relação à proteção da pele.

Outro fator importante quando pensamos em exposição ao sol é o suor, que desidrata a pele e dilata os poros, estimulando a oleosidade. Por isso, selecionamos um passo a passo com nutrientes e ativos importantes para serem aplicados pela manhã, e que são capazes de minimizar esses efeitos negativos da exposição ao sol.

Passo 1 – Hidratação

Hidratar a pele pela manhã é indispensável para manter a pele saudável. A principal orientação é buscar hidratantes que tenham ativos firmadores, como o DMAE, indicado para prevenir a flacidez principalmente na região do rosto.

O sol é um dos principais causadores das rugas e da flacidez por formar os radicais livres, que quebram as fibras de colágeno. Por isso, também é recomendado aplicar produtos que contenham ácido hialurônico no início do dia, já que esse ácido estimula a formação de colágeno. 

Foto: Freepik

Passo 2 – Vitamina C

A Vitamina C tem inúmeros benefícios no combate aos efeitos do sol.  Um deles é o estímulo da produção de elastina, a proteína com mais resistência no nosso corpo, que tem a função de dar elasticidade à pele. Na pele envelhecida pelo sol, a elastina é dividida e se torna uma fibra espessa e indissolúvel. Quando se faz uma prega ao redor dos olhos, por exemplo, demora mais para que ela volte ao normal.

Além de agir diretamente no estímulo da proteína, a Vitamina C minimiza os efeitos do melasma, as manchas escuras que aparecem na pele, provocadas principalmente pela exposição ao sol.

Entretanto, é importante ressaltar que apenas a Vitamina C nanoencapsulada por ser aplicada no período da manhã, pois o nutriente é fotossensível, ou seja, caso exposto ao sol causa um efeito contrário ao desejado e pode queimar a pele.

O controle da Vitamina C em nanocosméticos revolucionou o mercado voltado ao tratamento de manchas de pele. Como a nanocápsula só é ativada em contato com as camadas mais profundas da pele, o produto não sofre influências externas e age diretamente nas células.

Foto: Freepik

Passo 3 – Protetor Solar

O protetor solar é responsável por criar uma camada na superfície da pele que bloqueia a ação dos raios UV. É importante destacar que o protetor solar deve ser o último item aplicado, para não interferir na ação das nanocápsulas, que precisam permear as camadas mais profundas da pele para serem ativadas. 

Leia também: Cinco produtos de cuidados com a pele para você comprar online

Além de adotar os três passos diariamente, também é indicado nutrir a pele ao fim do dia para recuperar as perdas de nutrientes que acontecem naturalmente. Também é importante ressaltar que, para quem pratica atividades físicas ao ar livre, esse cuidado deve ser redobrado e é necessário reaplicar os produtos em rotinas pré e pós-treino.
Para tanto, é importante avaliar quais nutrientes serão aplicados na pele, priorizando produtos que tenham absorção profunda. A linha de nanocosméticos da RG Complicité oferece os principais produtos para manter uma rotina de hidratação e nutrição, além do revolucionário efeito da Vitamina C.

Aproveite o desconto exclusivo para leitores da Versar e surpreenda-se com o poder dos nanocosméticos.