Paulo Coelho se irrita com entrevista a revista espanhola: “Apague tudo!”

Escritor brasileiro comentou sobre seu novo livro, "Hippie", na publicação XLSemanal

Paulo Coelho
Foto: Emanuele Scorcelletti/Divulgação

O escritor brasileiro Paulo Coelho se irritou e discutiu com uma repórter do suplemento cultural XLSemanal, do jornal espanhol ABC, durante uma entrevista sobre seu novo livro, Hippie. Na conversa, que foi publicada na íntegra no site do jornal, o autor diz que não gostaria de estar ali e, em determinado momento, pede para a repórter apagar tudo que estava gravado e começar de novo.

Leia também: Obras de Paulo Coelho irão virar série de televisão, diz site

A entrevista, dada na casa de Paulo Coelho em Genebra, com vista para os alpes suíços, começa de forma tranquila, com a repórter e o escritor falando sobre o livro lançado em 2018. Em determinado momento, Coelho diz que continua sendo um hippie, ao que é interpelado por Virginia Drake, que, até o final da entrevista, faria um total de 49 perguntas:

— É possível ser hippie vivendo em Genebra, em uma casa extraordinária, com vista para os alpes suíços, rodeado de obras de arte e com um mordomo?

Neste momento, o autor se mostra incomodado e responde que a filosofia hippie se expressa internamente, e não no exterior. Ao ser questionado se essa filosofia não é contraditória na vida de um homem que “é uma multinacional, tem sua própria editora e mais de 1,3 mil contratos em vigor”, o autor diz que “ser rico não tem a ver com dinheiro”.

Em outro momento, o escritor interrompe a repórter dizendo que não queria dar essa entrevista, mas o fez porque insistiram. Embora tenha aceitado, Paulo Coelho fez questão de deixar claro que não falou com a jornalista para “vender mais livros”. Em seguida, a entrevistadora perguntou se ele não se importava em não vender livros, ao que o escritor replicou: “não ponha palavras na minha boca: sim, eu me importo em vender livros”.

A entrevista já foi ao ar e pode ser lida na íntegra pelo site da XLSemanal.