Pediatras repudiam cena da novela “Segundo Sol”, da Rede Globo

Entidade lançou nota sobre ingestão de álcool por personagem gestante

Letícia Colin
Foto: Victor Pollak / TV Globo/Divulgação

Por: CAMILA KOSACHENCO

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se manifestou, na segunda-feira (15), contra uma cena da novela global Segundo Sol exibida na última sexta (12) pela Rede Globo. Na trama, a personagem Rosa (Letícia Colin), que está grávida, aparece completamente embriagada.

Em nota, a entidade demonstra preocupação com a abordagem ao tema e diz que ela pode “confundir e influenciar a população, estimulando posturas impróprias, com graves consequências para a saúde e o bem-estar dos fetos e recém-nascidos”. No documento, a SBP ressalta que o consumo de bebidas alcoólicas é desaconselhado em qualquer fase da gestação e, de acordo com estudos científicos, esse hábito pode aumentar o risco de malformações congênitas, atraso no crescimento, alterações em diversos órgãos, sistemas e aparelhos, especialmente no sistema nervoso central, acarretando em desordens de comportamento. Ainda de acordo com o texto, não há nenhuma quantidade de álcool segura para gestantes.

A SBP também enviou um ofício ao diretor do núcleo de dramaturgia da Rede Globo, Silvio de Abreu, solicitando esclarecimento sobre o tema dentro da novela: “(…)  seja oferecido o devido esclarecimento e estimuladas as práticas preventivas que podem evitar o aparecimento de manifestações da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), sendo que, para tanto, nossos especialistas podem atuar como consultores ad hoc”.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Rede Globo se manifestou:

“Como a própria carta (documento da SBP) menciona e também registramos ao final de cada capítulo, a novela é um obra de ficção, sem compromisso com a realidade. Ao recriar livremente situações que podem ocorrer na vida real, a dramaturgia busca apenas tecer o pano de fundo para suas histórias. Não obstante isso, importante ressaltar que no próprio capítulo, em diversas cenas, a conduta da personagem Rosa é criticada por vários personagens e a própria Rosa assume que não é um exemplo a ser seguido. A personagem, ao longo da novela, mostrou um desvio de caráter, fazendo, em diversos momentos, escolhas reprováveis.”

Leia também:

Síndrome de Guillain-Barré: saiba o que é a doença de Rochelle, da novela Segundo Sol