Envelhecimento precoce, rugas e manchas: veja como o peeling pode melhorar a sua pele

limpeza de pele
Foto: Divulgação

O verão acabou e agora é hora de dar uma atenção especial à pele, que com o calor e a exposição solar sofre danos que resultam em manchas, envelhecimento precoce e rugas. Na coluna de hoje, vou falar sobre peeling e seus benefícios.

A palavra peeling tem origem do inglês to peel, que significa descascar ou descamar.
O objetivo desse tratamento é renovar as células da pele por meio da descamação, sendo muito eficaz para rugas e manchas. Vamos conhecer cada tipo e como eles atuam na pele:

Peelings Físicos

O método consiste em agentes indutores de descamação, como os peelings de diamante e cristal, que são chamados também de peelings de verão, por se tratarem de procedimentos minimamente invasivos. É uma técnica segura e indicada para todos os tipos de pele, porém devem ser evitados naquelas com acnes e rosáceas. Eles podem ser realizados em qualquer época do ano, e são muito utilizados antes da limpeza pele e revitalização facial, pois atuam preparando a pele para receber melhor as máscaras e princípios ativos, como a vitamina C, por exemplo.

Peelings Químicos

São realizados com aplicações de ácidos sobre a pele. São diversos os produtos usados e a escolha correta depende do objetivo do tratamento. Podem ser usados na remoção manchas, cicatrizes, espinhas, rugas superficiais e hidratação cutânea. A função dos peelings químicos é gerar coagulação e descamação da proteína para promover a regeneração da pele.

Quanto mais forte e agressivo o tratamento escolhido, mais profunda será sua atuação.
Eles são classificados por níveis, e os mais profundos podem ser realizados apenas por médicos.

  • Peeling nível 1
    Muito superficial
    Indicações: pele seca, sem brilho e cansada.
  • Peeling nível 2
    Superficial
    Indicações: manchas superficiais, rugas, peles ásperas e com acnes.
  • Peeling nível 3
    Médio
    Indicações: manchas, rugas, sulcos e cicatrizes de acne.
  • Peeling nível 4
    Profundo
    Indicações: rejuvenescimento e cicatrizes profundas.

Cuidados após o peeling

  • Aposte em sabonetes neutros nos primeiros dias após o procedimento e evite exposição solar sem proteção.
  • Dê preferência aos protetores solares para peles sensíveis.
  • Caso ocorra inchaço ou ardência, utilize compressas geladas de chá de camomila.
  • Ao aplicar qualquer produto que gere ardência, o mesmo deve ser removido imediatamente, e seu uso deve ser suspenso de sete a 10 dias após o procedimento.
Leia mais:
Animal print é a tendência do outono/inverno 2019
Curtos estão em alta: as tendências de cortes de cabelo para o outono/inverno 2019
Os cinco maus hábitos que podem acabar com a sua pele
Lidiane Amaral
Esteticista e empresária. Ao longo dos 15 anos que atua na área da estética e beleza, desenvolveu diversos tratamentos com o objetivo de trazer resultados satisfatórios e que ajudem a melhorar a autoestima da mulher. Com dedicação e trabalho se tornou uma profissional diferenciada e de referência na Grande Florianópolis. Atualmente conta com uma equipe altamente qualificada, que segue os métodos desenvolvidos, e que tem o propósito de proporcionar uma experiência de beleza única, com foco no resultando, respeitando sempre a individualidade de cada cliente.