Pesar-se com frequência ajuda a emagrecer, sugere estudo

Autores do estudo acreditam que a pesagem diária mostra às pessoas como o estilo de vida impacta no peso

Testes avaliaram a pesagem diária dos voluntários. Foto: Arte ZH / Arte ZH

Subir na balança todos os dias pode ser a forcinha que você precisa para emagrecer, conforme estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, na Califórnia. O achado foi apresentado este ano em um congresso da American Heart Association.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados de 1.042 adultos, com média de 47 anos. Desses, 78% eram homens e 90% brancos. Eles foram acompanhados por um ano.

Na média, os participantes perderam pouco menos de dois quilos. Aqueles que se pesaram todos os dias ou seis vezes por semana reduziram 1,7% do peso corporal, enquanto os que nunca se pesaram ou o fizeram apenas uma vez por semana não emagreceram.

Os autores do estudo acreditam que a pesagem diária mostra às pessoas como o estilo de vida impacta no peso, ajudando-as a fazer adequações para manter a balança em dia.

— A relação causal entre o fato de se pesar e as mudanças de peso não podem ser estabelecidas com esse estudo, no entanto, esse comportamento pode ser a causa ou a consequência da mudança de peso — disse, à Newsweek, o coautor da pesquisa, Yaguang Zheng.

Há alguns anos, pesquisadores da Universidade de Tecnologia da Finlândia divulgaram um estudo que mostraram a importância de subir na balança, ao menos uma vez na semana e ainda sugeriram o melhor dia: quarta-feira. Isso por que nesse dia o corpo está mais livre de oscilações. Esse levantamento também apontou que quem se pesava com mais frequência perdia mais peso.

Apesar dos resultados, a dica é não ficar refém da balança: use-a a seu favor, mas sem tornar isso uma neurose, o que pode acabar prejudicando o processo de emagrecimento.

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