Pesquisa mostra que 45% das brasileiras não se importam de menstruar

Foto: Divulgação

Foto Marin Conic/Deposit Photos, Divulgação

Você gosta de menstruar? Essa palavra que já foi um tabu está sendo cada vez mais debatida e ao que parece 45% das brasileiras não se importam com esse período do mês. Foi o que uma pesquisa Datafolha realizada pela Febrasgo (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia), em parceria com a Bayer apontou.

O levantamento procurou identificar os hábitos de saúde e o impacto que a menstruação tem na vida das brasileiras. Foram entrevistadas mais de 2 mil mulheres de oito capitais, entre elas Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O resultado surpreendeu, além de quase metade das entrevistadas afirmar que não liga de sangrar, 39% responderam que isso representa que ela está saudável, 25% dizem ser algo natural e 24% lidam com a menstruação como uma coisa boa por apontar que não estão grávidas. Além disso, 10% das participantes vêem o sangramento como uma forma de limpar o corpo.

Mas nem tudo são flores. Quando perguntadas sobre os sintomas que sentem durante o período, mais da metade se queixa de cólica (62%), irritabilidade (53%) e dor de cabeça (47%). Elas também reclamam de como a menstruação afeta hábitos no dia a dia, como ida a praia (68%), sexo (57%) e prática de esportes (44%).

Leia mais:
6 razões para você tomar banho à noite, e não pela manhã
3 receitas naturais de beleza para se cuidar em casa
DIU: dói para colocar? A menstruação acaba? Quanto tempo dura? Tire todas as suas dúvidas