
Nesta segunda-feira ocorre a final do concurso Comida di Buteco 2018. A premiação será em São Paulo, no Museu da Casa Brasileira, com os 21 petiscos campeões de todo o Brasil sendo degustados. Santa Catarina tem representante: o Tonho Boteco, parceiro do Clube NSC, que foi campeão regional em Florianópolis. O bar, que fica em Santo Antônio de Lisboa, foi eleito o melhor da cidade com o petisco coxinha de costela. A receita inclui a carne assada, desfiada e refogada, com massa de mandioca. E o bom desempenho surpreendeu os responsáveis pelo estabelecimento, que existe há três anos.
— Foi uma alegria para Tonho Boteco ter participado do concurso. Éramos fãs do Comida di Buteco desde antes de abrir o bar e quando nos contataram pra falar que fomos selecionados já foi vitória, afinal estavam na disputa bares excelentes, conhecidos, tradicionais, os mais populares da cidade e estado, e nós éramos os mais jovens da turma. Por isso, apostamos todas as fichas no concurso. A equipe abraçou a causa para atender todos os quesitos. E foi uma delícia concorrer — conta Edinara Kley, responsável pelo estabelecimento.
Ela explica que a meta, estipulada pelos organizadores de acordo com a capacidade de lugares da casa, era ter no mínimo 400 votos durante o concurso, mas o bar conquistou o dobro.
— Muita gente veio conhecer, mas o que surpreendeu foram os clientes mais antigos, que vieram de bando pra repetir o petisco e votar. Isso foi muito especial e um grande incentivo — completa.
Por isso e pelo trabalho da equipe, os responsáveis esperavam ficar entre os finalistas da fase regional.
— Estamos com aquele frio na barriga pra etapa nacional. Afinal, são os melhores botecos do Brasil concorrendo. Alguns já venceram mais de uma vez e trabalham super focados no concurso. Mas acreditamos no nosso petisco e na nossa casa, que tem tudo a ver com o Comida di Buteco, focado em cozinha de raiz, sem modismos gastronômicos, prioriza o que é local e valoriza a história das famílias brasileiras que estão atrás do balcão.
O concurso
O Comida di Buteco foi criado em 2000 com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos bares tradicionais. Em 2018, o concurso engajou mais de
5 milhões de pessoas visitando os participantes, provocando um forte impacto em toda a cadeia produtiva do setor.
Essa é a terceira vez que o Comida di Buteco faz a eleição do Melhor Buteco do Brasil. Na primeira vez, em 2016, o eleito foi o Bar do David, do Rio de Janeiro e, ano passado, o Bar do Jão, de São Paulo. São 21 participantes distribuídos em 13 estados brasileiros.
Cada um dos campeões regionais é visitado por um corpo de três jurados que não participaram das etapas locais, sendo um da própria cidade e dois de estados diferentes. Eles avaliam os mesmos critérios da etapa regional: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Carro-chefe

Além da coxinha de costela, premiada na etapa regional do Comida di Buteco, o prato mais conhecido do Tonho Boteco é a feijoada completa, servida às sextas, sábados e domingos, a partir do meio-dia. A porção serve duas pessoas e tem arroz, couve, torresmo, laranja, banana frita e farinha de mandioca como acompanhamentos. Sócio do Clube NSC tem desconto de 20% na feijoada.
Leia também:
Três lugares para comer feijoada em Florianópolis
Entenda por que não se deve reclamar da espuma da cerveja
Evento de gastronomia movimenta aniversário de Balneário Camboriú