Petiscos para fazer em casa durante os jogos da Copa do Mundo

Drink de tangerina é refrescante e fácil de fazer

Fotos: Renata Diem/Arquivo pessoal

A Copa do Mundo já está aí e nada melhor do que reunir amigos e familiares para assistir aos jogos, pelo menos os que ocorrerão nos finais de semana ou horários fora do trabalho. Aos que escolherem o sofá de casa, a sugestão é preparar petiscos e drinks para compartilhar.

Drink de tangerina com hortelã

Para beber, que tal um drink bem tropical? Leva tangerina (bergamota, mexerica, mimosa… como vocês chamam?), vodka, hortelã e açúcar.

Ingredientes:

1 tangerina grande
40 ml de vodka
Folhas de hortelã
1 colher (sopa) açúcar
Gelo

Modo de preparo:

Descasque a tangerina. Com a ajuda de um socador, amasse bem os gomos com o açúcar e 3 folhinhas de hortelã. Adicione gelo e, por fim, a vodka.

Batatas Hasselback

Essas batatas laminadas e assadas são um charme e também fáceis de fazer. A receita foi criada em Estocolmo, na Suécia, e a versão original leva poucos ingredientes, como migalhas de pão para trazer crocância, manteiga e ervas.

É uma receita ótima para ser reinventada; podemos usar a imaginação e criar vários
tipos de recheios. Aqui, foram utilizadas rodelas de pepperoni e queijo. Depois de lavadas, as batatas com casca são dispostas em uma tábua. Para cortar as lâminas, posicione duas colheres de pau, uma em cada lado da batata, e corte as lâminas finas até a faca tocar
na colher. Essa dica facilita para que não cortemos a batata até o final.

Coloque rodelas de pepperoni entre as lâminas e tempere com sal e pimenta. Disponha as batatas em uma fôrma antiaderente e leve-as ao forno por uns 40 minutos ou até que fiquem cozidas e douradas. Retire e salpique queijo ralado no grosso, levando ao forno novamente para gratinar. Finalize com temperinhos verdes.

Amendoim de barraquinha

Há lugares pela cidade em que as barraquinhas de amendoim exalam aquele aroma adocicado característico e que se espalha com o vento. A receita é fácil de fazer em casa e uma ótima idéia para receber os amigos. Só é preciso um pouquinho de paciência para mexer e acertar o ponto.

Junte 500 gramas de amendoim com pele, 400 gramas de açúcar e 200 ml de água em uma panela no fogo baixo e mexa até dissolver o açúcar. Quando a calda começar a engrossar, precisamos mexer bem, pois ela irá açucarar e é preciso tomar cuidado para que não queime. Continue mexendo até que o açúcar envolva os amendoins por completo.
Em seguida, despeje-os em uma forma antiaderente, bem espalhados para que não grudem. Espere esfriar para consumir.

Leia mais:

Veja como cuidar dos pets durante os jogos da Copa

Copa do Mundo 2018: confira a seleção de musos

7 lugares para assistir aos jogos do Brasil em Florianópolis