Veja dicas de petiscos saudáveis para as confraternizações de fim de ano

Foto: Pexels

Em meio a tantas confraternizações neste final de ano, normalmente regadas a aperitivos diversos, é normal cometer alguns excessos. Para evitar problemas de saúde, como indigestão e náuseas, o ideal é consumir alimentos de forma moderada.

A nutricionista Cyntia Maureen ressalta que pessoas com hipertensão e diabetes devem ter mais cuidado ainda com a alimentação, para evitar a elevação da pressão e do nível de glicose no sangue.

Leia também: Como não engordar nas festas de final de ano

A especialista elenca abaixo sugestões de petiscos gostosos e nutritivos para compor o menu de confraternizações. Dá uma olhada:

Oleaginosas

Em alta nessa época do ano, oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas são fonte de gorduras boas como ômega 3, 6 e 9, além de contribuir para o controle do colesterol.

Foto: Pexels

– Essas oleaginosas também produzem uma sensação de saciedade maior no organismo. Elas são altamente calóricas, por isso o ideal é comer com parcimônia – destaca Cyntia.

Frutas secas

Damasco, ameixa e uva nas suas versões secas são outras opções nutritivas e muito utilizadas nas receitas de final de ano.

Foto: Pexels

A polêmica uva passa, por exemplo, auxilia no combate da anemia, enquanto a principal função da ameixa é regular o intestino. Já o damasco tem alta concentração de vitamina A, que é ótima para a saúde dos olhos. Para oferecer um prato diferenciado, é possível fazer uma salada de cereais com essas frutas.

Sucos integrais

Boa alternativa para refrigerantes e sucos em pó, os sucos integrais, além de saborosos, são funcionais e refrescantes.

Foto: Pexels

– As propriedades e benefícios variam de acordo com o sabor do suco, mas no geral eles são fonte de vitaminas e não levam conservantes e corantes artificiais na composição – diz a nutricionista.

Queijos

Normalmente combinado com outros petiscos, os queijos quase sempre fazem sucesso. Porém, merecem atenção no consumo: os do tipo amarelo como mussarela, parmesão e provolone são gordurosos e podem contribuir para o aumento do colesterol. Já existem no mercado brasileiro queijos veganos saborosos, que são saudáveis e livres de compostos alergênicos como glúten, lactose e outros, sendo uma ótima opção para servir de aperitivo.

Foto: Pexels