Opções de sobremesa para além do petit gâteau

Foto: Renata Diem

Um pequeno bolo de chocolate sequinho por fora e que derrama um recheio cremoso quando é cortado. Na sua versão mais clássica no Brasil, é servido acompanhado por uma bola de sorvete de creme ou baunilha. O petit gâteau é aquela sobremesa certeira que costuma agradar a maioria das pessoas.

Sua origem certa é desconhecida, mas provavelmente é derivado do fondant au chocolat, muito conhecido na França. Dizem que foi adaptado no Brasil em meados de 1996 pelo chef francês Erick Jacquin, famoso jurado do Masterchef Brasil, radicado em São Paulo.

Desde então, o petit gâteau não saiu mais dos cardápios brasileiros, em restaurantes, redes de fast food e até em versões industrializadas vendidas em supermercados.
Nada contra esta sobremesa – inclusive, tudo a favor – mas os cardápios também precisam de um respiro, e o nosso paladar merece conhecer outras ótimas opções.

Ele até pode continuar por ali quando bater o desejo, mas alguns restaurantes de Florianópolis servem sobremesas caseiras tão deliciosas que vale a pena deixar o bolinho com sorvete de lado por um momento.

 

Mousse de chocolate

Foto: Divulgação

Impossível ir no Le Cavalcante e sair sem comer essa mousse de chocolate inesquecível. A casa tem duas unidades, uma na Av. Desembargador Pedro Silva, 2.247, Sala 2, Coqueiros, e outra na Mercadoteca, SC-401, 4.150, ambas em Florianópolis.

 

Bolo aipim brulée

Esse bolo lembra aqueles de vó, bem caseirinhos. Não leva farinha e é feito com aipim, coco e finalizado com o maçarico. O bolo de aipim brulée você encontra no Empório Capella (Rod. Admar Gonzaga, 3730, Itacorubi – Florianópolis).

 

Torta de chocolate com chantilly de Amaretto

Torta com base de brownie, creme de chocolate e chantilly de Amaretto: perfeita pra quem ama chocolate e gosta de sobremesas equilibradas com um toque diferente de sabor. Essa sobremesa está no cardápio do Ferro (Rua Jones Alves Messina, 118, Santa Mônica – Florianópolis).

 

Torrone crocante

A crocância do torrone de chocolate junto à calda e o sorvete formam a colherada perfeita. Prove na Dolce Vita (Rua Laurindo Januário da Silveira, 1.233, Canto da Lagoa – Florianópolis).

Leia mais:

Conheça o Hot Toddy, bebida quente alcoólica, e aprenda uma receita inspirada nela

Quatro pratos que aquecem o inverno de Florianópolis

A verdadeira pizza napolitana invade Florianópolis

Renata Diem
Fotógrafa e blogueira de gastronomia, a catarinense vai abordar as principais tendências da área e falar de gastronomia sobre o viéis comportamental (cinema, literatura, música, TV, tudo o que aborda a gastronomia)