[e-book] Veja como preparar um strogonoff de pinhão que é a cara do inverno

Pinhão
Foto Pixabay

Eles podem ser encontrados em supermercados ou em pacotes na beira da estrada. Soltos no meio do mato ou como base de receitas diferentonas em restaurantes. Seja onde for, o fato é que, no começo do inverno, o pinhão começa a aparecer em todos os cantos de Santa Catarina. Essa semente que é típica do sul tem ganhado cada vez mais espaço na nossa gastronomia e é um excelente exemplo de alimento sazonal que, além de ser saboroso, possui propriedades nutricionais que fazem bem à saúde.

Strogonoff de pinhão

Uma receita que traz a semente como protagonista é o strogonoff vegetariano de pinhão, que foi desenvolvida pelo chef Vilmar Turnes, de Florianópolis. No prato, o pinhão substitui a carne e ganha temperos especiais para ressaltar o sabor. Para conferir a receita completa, clique aqui e acesse o e-book Sabores de Inverno.

Baixe aqui a receita gratuitamente

Nutritivo e saboroso

O pinhão é rico em calorias e carboidratos, o que faz dele uma excelente fonte de energia. É por isso que há mais de mil anos ele é consumido no Estado, antes pelos indígenas que viviam na Serra catarinense e, hoje, por pessoas de todas as regiões. A semente também é rica em minerais, vitaminas e antioxidantes como magnésio, ferro, vitaminas A, C e E. Também se destaca por ser uma ótima fonte de fibras, proteínas, gorduras boas e, claro, pelo sabor.

Desde que o pinhão desceu a Serra, caiu no gosto popular e passou a figurar na mesa dos catarinenses como acompanhamento de refeições principais ou ainda como aperitivo entre elas. Há duas formas mais comuns de prepará-lo: cozinhando com sal, o que acentua o sabor e amolece a semente, ou torrando “na chapa”, o que o torna mais crocante. Mas essas não são as únicas formas de consumo.

A popularização do pinhão e a divulgação dos benefícios que traz para a saúde impulsionaram o surgimento de novas formas de aproveitar o alimento. Receitas de farofa, escondidinhos, purês, entreveros e até mesmo doces usando a iguaria estão se tornando mais comuns e valorizando essa semente tão querida pelos catarinenses.

Para aprender mais receitas que são a cara do inverno, aprender a harmonizar vinhos e a preparar a casa para receber bem, acesse o e-book Sabores de Inverno, do Hippo Supermercados.

Baixe aqui a receita gratuitamente