Pizza al taglio: amor em pedaços

Foto: Jordan Madrid

“Uma fatia da margherita, por favor.”

“Vai comer aqui ou levar?”

“Vou levar.”

Esse diálogo é bem comum na Itália, especificamente nas ruas de Roma, onde nasceu um estilo de pizza conhecido como al taglio, que significa pizza por corte. É uma típica comida de rua romana e bem conhecida por toda Itália.

As pizzas são feitas em assadeiras retangulares que ficam dispostas em vitrines e servidas em fatias cobradas por peso ou por fatia. É uma refeição rápida e prática, sendo um costume italiano comê-la no balcão ou andando pelas ruas em meio à correria diária.

De massa fofa, aerada, com grandes bolhas e base crocante, é leve e de fácil digestão devido a sua fermentação lenta. Ela é versátil e possibilita infinitas coberturas. A sensação de leveza de sua massa é inversamente proporcional à aparência rústica. A maior alegria é chegar cronometricamente na mesma hora em que uma assadeira sai cheirosa do forno.

A origem da pizza al taglio é contada pelo jornal italiano sediado em Roma, Il Messaggero, que publicou ser datada a partir da segunda metade da década de 50, quando alguns padeiros decidiram expandir seus produtos, adicionando mais banha e óleo à massa de pão. Mais tarde, juntou-se água aos ingredientes, em um constante aperfeiçoamento da receita. A margherita foi a primogênita e é o sabor mais popular até hoje.

Onde encontrar

Em Florianópolis, os estilos de pizzas originários de tradições e costumes diferentes são distribuídos em várias pizzarias. Podemos encontrar as pizzas al taglio em três lugares; um deles é a Bocca al Lupo, pizzaria ao estilo romano tocada pelo Zé, um português carismático. Ele assa pizzas em uma portinha movimentada na Rua Vidal Ramos nº 153, no centro da Cidade. A massa é feita com farinhas importadas da Itália e os sabores passam dos clássicos aos mais inovadores, como o de mortadela Ceratti, mostarda, mel e pistache; calabresa com cebola crispy e a de abobrinha com muçarela de búfala e pesto de manjericão (na foto), uma das minhas preferidas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por bocca al lupo│pizza al taglio (@boccalupopizza) em

E mais…

A Pizza Shop Floripa é a mais nova pizzaria romana por aqui e atende na Rua Herman Blumenau nº 279, também no centro. Aos poucos, são testados novos sabores que mudam todos os dias. As pizzas de calabresa e pepperoni estão entre as mais pedidas e foi uma ótima surpresa encontrar a de batata na vitrine, com finas fatias de batata temperadas com alecrim.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pizza Shop (@pizzashopfloripa) em

No sul da Ilha, a Pizzeria Auguri atende dentro do Multi Open Shopping, no Rio Tavares, e serve pizzas napolitanas e romanas, estas com massa alta bem aerada e hidratada. Um destaque é a parma i rúcula, feita com tomate gustarosso, queijos stracciatella e grana padano, parma e rúcula.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Auguri Pizzeria Italiana (@pizzeriaauguri) em

Leia mais colunas da Renata Diem

Opções de sobremesa para além do petit gâteau

Conheça o Hot Toddy, bebida quente alcoólica, e aprenda uma receita inspirada nela

Quatro pratos que aquecem o inverno de Florianópolis

Renata Diem
Fotógrafa e blogueira de gastronomia, a catarinense vai abordar as principais tendências da área e falar de gastronomia sobre o viéis comportamental (cinema, literatura, música, TV, tudo o que aborda a gastronomia)