O caminho das pizzas pela Rota 66, nos Estados Unidos

Loco por Vino provou os pratos típicos daquela região

Fotos: Loco por Vino

Rumo ao Canadá, provamos algumas iguarias locais de Missouri e Illinois. E seguimos nosso rumo de Orlando até Detroit (equivalente a Florianópolis-Belém), onde pegamos um trem para Toronto e começar a trip pelo Canadá.

Em St. Louis foi muito divertido, fomos ao jogo de Baseball dos Cardinals. Provamos duas iguarias locais: uma foi na visita à fábrica da Budweiser, onde oferecem free samples raviolis fritos. Bela variação, uma alternativa para as batatas fritas.

raviolis fritos

A outra foi no café da manhã, um famoso bolo de St. Louis chamado Gooey Cake, que deve ser provado no Park Avenue Caffe. Diz a lenda que um chef errou na receita de um bolo de baunilha e dobrou a quantidade de manteiga, originando o Gooey Cake.

Gooey Cake
Gooey Cake

Ficamos uma noite em St. Louis e valeu muito à pena. No dia seguinte, subimos rumo a Chicago, passando pela famosa Route 66, que ainda possui 80% da estrada transitável. No caminho, paramos para comer o famoso Corn Dog da Cozy dog. E finalmente chegamos a Chicago, uma das top 3 cidades dos EUA.

Geralmente os turistas estrangeiros visitam Califórnia, Orlando, Las Vegas ou Nova York, Mas Chicago ganha de muitas delas.

Nosso objetivo em Chicago era um só: provar as famosas pizzas deep dish, Chicago Style. Uma pizza feita em forma alta, que deixa bastante espaço para qualquer tipo de recheio.

E provamos as mais famosas:

GIORDANO’S: Muito queijo, massa fina, excelente molho de tomate com bastante alho.

PIZZERIA UNO: muita massa, sabor pronunciado de fermento, uma das melhores que provamos.

LOU MANATI’S: massa crocante, sabor entre Giordano’s e Uno, uma das mais famosas da cidade.

Apesar de não ser a especialidade de Chicago, provamos uma das melhores pizzas com massa fina, de longa fermentação, chamada Douch Bros. Como diria um amigo nosso gaúcho: é de cair os butiá do bolso.

E Chicago não é só pizza, é pipoca também! Na Garrett você pode provar a meia queijo, meia caramelo, e vai descobrir que ainda sobrou espaço no estômago depois das pizzas.

Entre os passeios imperdíveis está o Sky Deck, 103 andares, o segundo maior prédio do mundo. Lá você encontra um excelente Fudge, inúmeros sabores, que é feito com creme de leite e manteiga. O de limão e cheesecake de morango são fantásticos!

Antes de chegarmos a Toronto, ainda deu tempo para uma parada em Detroit, onde provamos o Coney Island Hot Dog, um cachorro quente tradicional da cidade, feito coberto com cebola, carne moída e mostarda. Provamos os dois mais tradicionais de Detroit, que ficam um ao lado do outro. A diferença sútil está no tempero das carnes, sendo o American mais temperado com cominho.

De sobremesa, Detroit também tem as suas pipocas. Metade queijo, metade caramelo, e os lucros são revertidos para pessoas carentes.

Agora é passar pelo túnel subaquático de Detroit e Chegar a Toronto. Canadá promete… Cheers!

rota 66

Leia mais colunas Loco por Vino