Poke: a nova febre gastronômica entre os catarinenses

Prato tradicional do Havaí tem feito sucesso em estabelecimentos especializados

vibe poke
Vibe Poke Foto: Darline Santos/Divulgação

Tradicional no Havaí e moda entre os nova iorquinos no ano passado, o poke finalmente conquistou os catarinenses. Nas últimas semanas pipocaram inaugurações de novos estabelecimentos focados no prato típico, que leva peixe cru e lembra as especialidades da culinária japonesa. Leve e saboroso, o poke rapidinho caiu nas graças do público jovem e adepto da gastronomia saudável.

Para quem não conhece dá para dizer até que o poke é uma espécie de primo dos temakis e sushis. Ele mistura cubos de peixe fresco com arroz estilo gohan, molho de soja, castanhas e até frutas. Para quem gosta de história, a onda começou no Havaí na década de 60, quando os pescadores preparavam o prato rústico na volta de sua jornada. O nome poke significa algo como “cortar em pedaços” no dialeto local.

Em Florianópolis, quem resolveu apostar na novidade foi o casal Betina Muniz Gregoletto e Vinicius Folchini Gregoletto. Os dois já eram donos de duas cafeterias na cidade e no verão experimentaram abrir uma casa especializada em Jurerê. Agora acabam de inaugurar uma nova loja no Santa Mônica, o Vibe Poke. “Foi numa viagem a Bali que veio a inspiração. Apesar de ser um prato típico do Havaí, o poke é febre em Bali, por ser uma comida leve, saborosa e saudável”, conta Betina. “Resolvemos criar um espaço moderno, diferente e que fosse a nossa cara”, completa. O nome Vibe veio da junção das iniciais do casal e da expressão que também combina com o astral do novo negócio.

Vinicius e Betina Gregoletto
Vinicius e Betina Gregoletto inauguraram o Vibe Poke Foto: Darline Santos/Divulgação

Também empreendedores conhecidos no ramo da alimentação na Capital, Ivo Pires e Bernardo Amorim preparam para muito breve a inauguração do Kiki Poke, no centro da cidade. A casa abre as portas nesta quarta-feira, com uma proposta de unir gastronomia num ambiente aconchegante e descolado.

kiki poke
Kiki Poke será inaugurado nesta quarta Foto: Reprodução Instagram

Leia também:

Dica de panqueca low carb para comer sem culpa

Sabores: veja como fazer uma bruschetta italiana preparada por Camille Reis

Cozinheiro italiano propõe jantares ao estilo “slow food” em Florianópolis