Vídeo do canal Porta dos Fundos causa revolta entre associações de diabetes

Conteúdo foi feito com intenção de satirizar outros youtubers, mas não foi bem recebido pelo público

Porta dos Fundos
Foto: Reprodução/Youtube

Na última quinta-feira (9), o canal de humor Porta dos Fundos publicou, no YouTube, um vídeo que tem causado polêmica entre o público. Nas imagens, o ator Gregório Duvivier aparece fazendo o papel de outro youtuber, que alega ter comido várias fatias de pizza e litros de refrigerante sem respirar e, logo após, diz que vai injetar 25 mililitros de insulina no corpo.

Diferentemente do que esperavam, o vídeo não foi recebido como engraçado por muitos internautas. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) considerou o conteúdo ofensivo e publicou uma nota de repúdio ao Porta dos Fundos. A médica e presidente da organização, Hermelinda Cordeiro Pedrosa, desaprovou a ironia usada no vídeo.

— Não é a forma que se deve proceder em relação ao diabetes, uma doença complexa, epidêmica e em crescimento — lamentou a médica em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Para a médica, o conteúdo é um desserviço para as pessoas que precisam usar insulina pela primeira vez, já que muitas delas têm muito receio.

— É perigoso esse tipo de divulgação, há pessoas usando insulina como anabolizante, de forma incorreta e perigosa. Tentamos entrar o contato com o Porta dos Fundos, mas, até agora, não tivemos resposta — disse à Folha.

Nas redes sociais a opinião sobre o conteúdo do vídeo se divide. Enquanto alguns concordam com a SBD e alegam que a doença não é brincadeira, outros dizem que a intenção era apenas o humor, fazendo uma sátira dos youtubers Luccas e Felipe Neto. O Porta dos Fundos e Gregório Duvivier não responderam às solicitações de contraponto.

Leia também: 

Youtuber Fred Elboni lança sexto livro sobre relacionamentos

Youtubers de Itajaí concorrem a prêmio nacional com vídeos sobre educação

Youtubers catarinenses são finalistas no Prêmio Multishow de música