
Você já deve ter ouvido que os peelings são procedimentos que só devem ser feitos durante o inverno, mas a boa notícia é que nem todos são contra indicados no verão, e você não precisa deixar os cuidados com pele de lado nessa estação, existem alguns peelings que podem ser feitos durante o ano inteiro e com toda a segurança.
O termo “peeling” deriva do inglês e significa descamar. O procedimento faz uma abrasão das camadas da pele com a finalidade de remover células mortas, suavizando marcas de expressão, clareando manchas e auxiliando na diminuição das cicatrizes de acne.
Nos peelings químicos, são realizadas aplicação de ácidos na pele, já os físicos, são feitos através microdermoabrasão cutânea.
Os peelings químicos podem ser classificados como superficiais, médios e profundos, dependendo da profundidade que os ativos penetram na pele. Quanto maior a profundidade do peeling, mais sensível e maior a descamação da pele.
No verão os mais indicados são os peelings superficiais, como de ácido glicólico, salicílico, retinoico e mandélico. A indicação varia de acordo com a queixa da pessoa e tipo de pele. A principal vantagem desses peelings é a recuperação rápida da pele. Ela não fica tão vermelha e sofre apenas uma descamação suave, deixando a pele com aspecto mais uniforme e luminosa. É indicado para peles oleosas, com acne, manchas e poros dilatados.
Já os peelings físicos, a pele é submetida a uma esfoliação que pode ser manual ou através de aparelhos. Um exemplo bem popular é o peeling de diamante que é aplicado com uma caneta diamantada, que retira todas as células mortas da pele. Esse tratamento é indicado para quase todos os tipos de pele, e o nível de abrasão depende da indicação do peeling. Caso seja realizada apenas microdermoabrasão, o paciente é orientado a aplicar o filtro solar a cada duas horas, pois a pele não descama, mas fica mais fina. Esse procedimento é indicado para melhorar o aspecto dos poros dilatados e a textura da pele, e pode ser feito durante o ano inteiro.
Leia mais:
Durante a gravidez é possível fazer tratamentos estéticos?