Ressecamento, dermatite e linhas de expressão: prática de exercícios pede cuidado com a pele

Glenda Kozlowski e Renata Coin relatam a importância da rotina de skincare para atenuar as marcas do esporte

Renata Coin (Foto: Divulgação)

Aos 38 anos de idade, ela começou a perceber os impactos da rotina de atividades físicas que pratica desde criança. Renata Coin, modelo e surfista, precisou sentir na pele os efeitos do sol, do vento e dos exercícios para então começar a se cuidar.

— Até pouco tempo eu não me preocupava tanto, foi só depois que começaram a surgir manchinhas e linhas de expressões aparentes… Aí comecei a me preocupar mais — comenta a surfista.

Renata cresceu praticando esportes na escola. Fez natação, tênis e atletismo, além das atividades comuns das aulas de educação física. Atualmente, ela dedica seus dias com o surf, esporte que começou a praticar aos 17 anos, e treina musculação diariamente, hábito que incluiu na rotina há cerca de seis meses. Mesmo exibindo um corpo de dar inveja a qualquer mulher que se aproxima dos 40 anos, reconhece que ter uma vida de disciplina com esportes tem consequências nem sempre positivas.

— O frio da água, enfrentar sol escaldante na cabeça… Hoje eu sinto o impacto que isso tem na minha pele e no meu cabelo. Agora procuro ter alguns cuidados e usar mais protetor solar, além de lavar meu rosto todas as noites e todas as manhãs, e aplicar principalmente a Vitamina C todos os dias — destaca Renata.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Adoro me cuidar de dentro pra fora!💫 Todos os dias tenho meus rituais da manhã e da noite para manter o meu Bem Estar…Confesso que cuidar da minha pele nem sempre foi um deles, mas hoje com 38 de praia sempre muito exposta ao sol, água salgada e vento, percebi que esse cuidado tb é essencial! Sempre procuro optar por produtos mais naturais e os NanoCosméticos da @rgcomplicite tem toda a composição a base de óleos essenciais e água purificada, ajudam na prevenção e recuperação dos danos feitos por toda essa exposição. Além da rápida absorção, que deixa a rotina de cuidados com a pele mais fácil de ser inserida na minha rotina agitada.☀🌴 Pc// @lucyhallak _ #nanocosmeticos #cremefacial #nanotecnologia #vitaminac #clareador #nutricaoprofunda #pelemacia #previnerugas #floripa #cuidadoscomapele #skincare

Uma publicação compartilhada por Rᴇ Cᴏɪɴ (@renatacoin) em

Assim como a modelo, outra surfista também percebeu a necessidade dos cuidados com a pele somente quando chegou próximo dos 40 anos. Em entrevista para o jornal paulista A Tribuna, do Grupo Globo, Glenda Kozlowski assumiu a necessidade de ter uma rotina de skincare.

— Como qualquer surfista, nunca fui muito ligada nisso, mas, com a chegada dos 40, senti demais as mudanças no corpo. Sempre fui de ter amigas mais velhas e elas cansavam de falar sobre os efeitos da idade, eu achava aquilo a maior baboseira. Só entendi o que elas diziam quando completei 40 — comenta a apresentadora, em entrevista no início deste ano.

Afinal, que efeitos são esses?

Os grandes vilões da prática de exercícios são a alta exposição ao sol e o suor excessivo. No caso de esportes aquáticos, os efeitos negativos do suor são potencializados pela presença do cloro ou do sal, causando ressecamento mais grave da pele, podendo surgir inúmeras dermatites.

Por isso, em primeiro lugar, é fundamental o uso do protetor solar com, no mínimo, fator de proteção 30, tanto na pele quanto na boca. Outro cuidado bastante importante, indicado por dermatologistas, é manter a pele sempre bem limpa, pois o calor do corpo faz com que os poros se dilatem, estimulando a oleosidade.

Definindo rotinas de cuidados com a pele no pré e no pós-treino, os efeitos do esporte são minimizados. Segundo a farmacêutica Tathiana Carla Gelinski, não são muitos produtos necessários para diminuir os riscos desses efeitos negativos: basta uma boa hidratação.

— Sempre oriento meus pacientes que utilizem cosméticos para manter a pele hidratada. Por conta da transpiração do exercício físico, a atividade gera uma importante desidratação, então é preciso ativos hidratantes sendo usados diariamente e antes do exercício também — enfatiza a professora Tathiana.

Quais ativos previnem esses impactos?

A principal orientação da farmacêutica é buscar por hidratantes que tenham ativos firmadores, como o DMAE, indicado pela especialista para prevenir a flacidez principalmente na região do rosto.

— Também utilizar hidratantes que tenham efeito nas camadas mais profundas da pele, como a derme, principalmente o Ácido Hialurônico. Para quem pratica exercício físico é fundamental utilizar esse ativo — indica.

O Ácido Hialurônico é produzido naturalmente pelo corpo que possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. Com o passar dos anos, essa produção diminui e exige reposição em forma de tratamento.

— Eu descobri, através da RemyGoulart NanoCosméticos, que um hidratante também pode ter Ácido Hialurônico na fórmula. E fui descobrir isso exatamente por eu me preocupar com os efeitos de toda essa minha exposição ao sol, água salgada e vento — comenta a surfista Renata Coin, que incluiu os produtos da linha RG Complicité em sua rotina de skincare.

Renata Coin (Foto: Divulgação)

Além do Hidratante e Tensor Facial, a modelo também utiliza a Vitamina C diariamente, que é um excelente antioxidante e atua como agente clareador das manchas de pele, além de potencializar a recuperação da derme pós-exercícios.

Saiba mais: Vitamina C: Saiba como incluir esse antioxidante na sua rotina de cuidados com a pele

Os produtos da linha RG Complicité são pensados para atender as necessidades de quem pratica esportes e precisa dos benefícios da nanotecnologia. Com estudos aprimorados e sofisticação, a marca é reconhecida pela eficiência dos ativos em aplicações pré e pós-treino, contando, ainda, com a facilidade da absorção das nanocápsulas, permitindo a aplicação do produto poucos minutos antes da prática de atividade física.

Confira os produtos da linha RG Complicité no site

Leia também:

Saiba quais nutrientes são essenciais para cuidar da sua pele no inverno

Você sabia que praticar esportes tem consequências para a saúde da pele?